Análise Económica
Objectivos
A disciplina de Análise Económica é uma cadeira introdutória ao fascinante mundo da Economia. Ela foi concebida para estudantes acabados de chegar ao Ensino Universitário e cujos conhecimentos de ?economia? são naturalmente baseados na sua experiência e no senso comum. A noção de que se está perante uma ?ciência" (social) com tudo o que isso significa em disciplina, rigor, organização, métodos, princípios, etc. ainda não faz parte do património de conhecimentos que transportam consigo.
Por este motivo, a disciplina está organizada de modo a que se atinjam quatro objetivos centrais:
- Promover a aprendizagem dos fundamentos essenciais da Ciência Económica estimulando a compreensão, a aplicação, a análise e a síntese;
- Estimular o gosto pela pesquisa Económica e fomentar a adoção de ?comportamentos e atitudes científicas? na abordagem dos problemas (na sua perceção, análise e propostas de resolução);
- Estimular o acompanhamento permanente e contínuo dos conteúdos abordados e propostos nas aulas, e
- Promover o sucesso escolar dos alunos.
A natureza introdutória da cadeira não permite que se aprofundem os teoremas, os princípios, as noções, etc. A nossa principal preocupação consiste em propor aos estudantes uma caminhada no decurso da qual irão adquirir e compreender aquelas regras e aqueles princípios e conceitos que embora elementares são extremamente poderosos e constituem o património científico e metodológico da Economia.
Caracterização geral
Código
100007
Créditos
4.0
Professor responsável
José Manuel Madeira Belbute
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Nenhum.
Bibliografia
- Mankiw, N. Gregory (2018); Principles of Economics, 8th Ed., Cengage Learning,
- Belbute, J. M. M. (2003); Princípios de Macroeconomia Gradiva, Lisboa.
- STIGLITZ, J. e J. Driffill (2000); Economics, W.W. Norton & Company, Inc, New York.
- Besanko and Braeutigam (2011); ?Microeconomics?, 4th Ed. John Wiley & Sons,
Método de ensino
O processo ensino/aprendizagem está baseado uma estratégia de aprendizagem ativa e cooperativa. Na sua componente expositiva, as aulas concentram-se na apresentação e desenvolvimento dos modelos relevantes, apresentando as motivações que lhe deram origem, as hipóteses de base, discutindo os resultados e identificando as suas implicações e exemplificando-as com casos práticos e reais.
A metodologia de ensino procura ainda fazer com que os estudantes adquiram métodos e competências de trabalho científico segundo padrões internacionalmente reconhecidos.
O uso de uma plataforma de e-learning será um instrumento complementar da aprendizagem.
O regime de avaliação privilegiado é a avaliação contínua que é composto por vários momentos de avaliação ao longo do semestre.
Método de avaliação
O regime de avaliação privilegiado é a avaliação contínua que é composto por vários momentos de avaliação ao longo do semestre. Com ele pretendemos atingir dois objetivos operacionais, consistentes com o propósito de concretizar o quarto objetivo enunciado para a disciplina:
- Promoção de um elevado nível de aprendizagem dos temas do programa, e.
- uma elevada taxa de aprovação na disciplina
Importa esclarecer entendemos por um ?elevado nível de aprendizagem? um processo em que os alunos não só adquiram (novo) conhecimento como ainda que o compreendam e que o apliquem. Para além disso, será ainda desejável que desenvolvam competência para analisar situações que envolvam o conhecimento que adquiriam, de o sintetizar em novas forma de organização, e mesmo de o (re)avaliar.
Estes objetivos operacionais exigem um regime de avaliação que ?facilite? e estimule de forma eficaz um processo de aprendizagem de elevado nível e não que seja, simplesmente, uma forma artificial de aumentar as hipótese de sucesso dos alunos.
TIPO DE PROVA |
NATUREZA |
Qt. |
PONDERADOR |
DATA PREVISTA |
Quizzes (15 m.) (1) |
Individual |
4 |
40% |
5/10/2017 |
26/10/2017 |
||||
16/11/2017 |
||||
7/12/2017 |
||||
Frequência (nota mínima: 7 valores) |
Individual |
1 |
60% |
21/12/2017 |
EXAME (Época Normal) |
|
1 |
|
A definir pela escola |
EXAME de Recurso |
|
1 |
|
a definir pela escola |
Notas:
(1) Os ?quizzes? são realizados na sala em que decorrerão nos últimos 15 m. das aulas
De acordo com o regulamento escolar, os alunos que reprovarem no regime de avaliação contínua (AC) apenas podem ir a exame de 2º Época.
Considera-se que um aluno está em regime de AC desde que realize, pelo menos, uma das provas deste regime.
A exame de 2ª Época poder apresentar-se todos os alunos que reprovarem no regime de AC ou de Exame de 1ª Época
O curso de Análise Económica está sustentado num sistema interativo de e-learning onde os alunos podem ter acesso a um conjunto de estímulos e informações que os ajudarão no seu processo de aprendizagem.
Atendimento
O Atendimento formal dos aos alunos será feito no seguinte horário
Docente |
Gabinete |
Dia da Semana |
Hora |
José M. M. Belbute |
Sala dos docentes |
Quinta-feira |
11:00 ? 13:00 |
Os alunos podem ainda contactar o docente usando o portal da disciplina no moodle ou usando o seu endereço de e-mail.
Conteúdo
A - MICROECONOMIA
I - Introdução
1.1 A Economia como Ciência
1.2 O Problema Económico: escassez, escolha, troca e interdependência
1.3 Procura e Oferta: A primeira abordagem
II - A Decisão do Consumidor
2.1 Preferências, utilidade e escolha do consumidor
2.1.1 A função utilidade e a representação das preferências: os casos típicos.
2.1.2 O equilíbrio do consumidor e as leis Gossen: os conceitos de utilidade marginal e de taxa marginal de substituição.
2.1.3 Restrição orçamental.
2.1.4 O ótimo do consumidor
2.2 A Curva da Procura
2.2.1 Definição e dedução: A procura enquanto disponibilidade em pagar por uma unidade adicional.
2.2.2 Fatores que afetam a procura: preços, rendimento, preferência.
2.2.3 Efeito Substituição (ES), Efeito Rendimento (ER) e Efeito Total (ET): uma introdução
2.2.4 Elasticidade da Procura: Elasticidade Procura-Preço, Elasticidade Procura-Rendimento e Elasticidade Cruzada
2.2.5 Excedente (Total e Líquido) do Consumidor e Variações no Excedente do Consumidor
III - A Decisão do Produtor e a Organização do Mercado
3.1 Empresas e Produção: Como Produzir?
3.1.1 Função de Produção e Tecnologia: Lei dos rendimentos marginais decrescentes, rendimentos à escala
3.1.2 A Escolha da combinação óptima dos Factores Produtivos
3.2 A Oferta da Empresa: Quanto Produzir?
3.2.1 Custos de Produção. Custo Económico (Custo de Oportunidade). Custos Totais (CT), Custos Fixos (CF) e Custos Variáveis (CV). Custos Médios (CM) e Custos Marginais (Cmg).
3.2.2 O critério geral de decisão do Produtor optimizador: Rmg = Cmg
3.2.3 A oferta da empresa e do mercado: fatores que afetam a deslocação da e sobre a oferta
IV - O Funcionamento do Mercado: uma breve introdução
4.1 Regime de concorrência Perfeita
4.2 Regime de Monopólio
4.3 Perturbações ao funcionamento do mercado
4.3.1 Impostos e Subsídios
4.3.2 Preços Máximos, Preços Mínimos e Limites quantitativos (Fixação administrativa de preços, Desemprego, Limites à Importação, etc).
4.3.3 Bem-estar e externalidades
4.4 o mercado de trabalho: uma breve visão
4.4.1 procura de trabalho e seus determinantes
4.4.2 oferta de trabalho e seus determinantes
4.4.3 Mercado de trabalho: particularidades e fatores de rigidez
4.4.4 Alguns fatores determinantes na formação dos salários
B - MACROECONOMIA
V. Medição da Atividade Económica: principais agregados macroeconómicos
5.1 Alguns Conceitos de Contabilidade Nacional
5.2 Índice de Preços no Consumidor (IPC), inflação
VI. O Crescimento Económico
6.1 Definição, factos estilizados e o papel da produtividade
6.2 O que determina o crescimento económico
VII. Inflação, desemprego e expectativas: A oferta agregada
VIII As flutuações Económicas a curto prazo
8.1 O sistema financeiro: poupança, investimento e o mercado de crédito
8.2 O equilíbrio no mercado do produto. A importância do investimento e do estado
8.3 A moeda e o equilíbrio no mercado monetário: procura e oferta de moeda. O papel do Banco Central
8.4 A procura agregada
8.5 Modelo completo. O caso especial da neutralidade da Moeda