Detecção Remota
Objectivos
No final da unidade curricular o aluno deve ter adquirido as seguintes competências (i.e. resultados de aprendizagem):
- Descrever os fundamentos da deteção remota
- Desenvolver de forma autónoma um projeto para produção de informação com base em classificação de imagens de satélite
- Descrever e criticar os benefícios socioeconómicos da deteção remota.
Caracterização geral
Código
100046
Créditos
6.0
Professor responsável
Mário Sílvio Rochinha de Andrade Caetano
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Esta unidade não tem requisitos de frequência.
Bibliografia
Caetano, M., 2018. Teoria de Deteção Remota, [e-book]. Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, Universidade Nova de Lisboa.; Caetano, M., 2012. Prática de Deteção Remota, [e-book]. Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, Universidade Nova de Lisboa. ; Jensen, John R., 2000, Remote sensing of the environment: an earth resource perspective. New Jersey: Prentice Hall.; CCRS, Canadian Centre for Remote Sensing, 2007. Fundamentals of Remote Sensing , [Online]. Disponível em http://www.nrcan.gc.ca/sites/www.nrcan.gc.ca.earth-sciences/files/pdf/resource/tutor/fundam/pdf/fundamentals_e.pdf. Access date: Feb 13, 2013; 0
Método de ensino
As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite. A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.
O professor promove a aprendizagem ativa e colaborativa através da resolução de problemas do mundo real.
Método de avaliação
O docente numa das primeiras aulas discutirá com os alunos o método de avaliação para definir o que será aplicado nesta disciplina. Como ponto de partida para a discussão propõe-se:
- Teste de avaliação de conhecimentos teóricos (individual) ¿ 30%
- Apresentação e relatório de um projeto prático (grupo) ¿ 40%. O objectivo é a produção de um mapa de ocupação do solo com recurso a algoritmos de classificação aplicados a imagens de satélite. O conteúdo do projeto prático deve ser definido com base numa proposta do aluno e na sua discussão com o docente.
- Participação nas aulas ¿ 30%. Para além da participação das aulas esta componente inclui uma apresentação individual sobre os benefícios socioeconómicos da detecção remota numa área especifica selecionada pelo aluno de uma lista a disponibilizar pelo docente.
Na primeira aula os alunos acordaram que as componentes acima referidas teriam as seguintes contribuições para a nota final: teste (25%), projeto (45%), sendo que a participação nas aulas (10%) e apresentação sobre os benefícios socioeconómicos da deteção remota (20%) tem ponderações individuais. Acordou-se também que apresentação deste trabalho teórico deve ser feita em grupo.
Na época de recurso e na época especial a avaliação segue exatamente o mesmo modelo. No entanto todos os trabalhos têm que ser individuais e diferentes dos apresentados durante o semestre. A ponderação da participação nas aulas é somada à do trabalho teórico.
Conteúdo
- Introdução à deteção remota e à unidade curricular
- Fundamentos de detecção remota
- A detecção remota na Internet
- Características dos principais satélites e sensores de Observação da Terra
- Análise exploratória de imagens
- Introdução à extração de informação de imagens
- Os benefícios socioeconómicos da deteção remota
- Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite
- Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de satélite
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: