Estudos de Mercado
Objectivos
Esta disciplina inclui um conjunto vasto de tópicos que vão desde a pesquisa qualitativa com objectivos exploratórios, ao desenvolvimento de estudos de mercado quantitativos. É ainda estudado o papel dos dados secundários nos estudos de mercado e as formas de apresentação dos resultados dos mesmos. Com este curso os alunos deverão ser capazes de conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing.
No final da unidade curricular o aluno deverá atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:
- Compreender as etapas de um estudo de mercado
- Compreender as várias IGNOREes de dados e pesquisar IGNOREes de dados secundárias
- Definir uma população alvo e respectiva base de sondagem
- Conhecer e comparar as diferentes técnicas de estudos de mercado qualitativos
- Identificar vantagens e desvantagens de cada método de recolha de dados
- Conhecer as diferentes escalas de resposta existentes
- Desenhar um questionário para um determinado estudo
- Identificar os métodos de amostragem não probabilística e probabilística
- Identificar medidas preventivas para os potenciais erros não amostrais, bem como medidas correctivas sempre que necessário
- Conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing
Caracterização geral
Código
100059
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Estatística e Análise de Dados (recomendado).
Bibliografia
Malhotra, Naresh K., Nunan, D. , Birks, David F. (2017). Marketing research: an applied approach. Fifth edition. Pearson Education Limited (print and electronic).
Vilares, M., Coelho, P.S. (2011). Satisfação e Lealdade do Cliente : Metodologias de avaliação, gestão e análise. Escolar Editora.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teorico-práticas, com exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), apresentação e discussão de casos práticos e de diferentes metodologias. A parte prática está orientada para a concepção e desenvolvimento de um estudo de mercado incluindo as fases de pesquisa exploratória e conclusiva.
Método de avaliação
1ª época: Dois testes (25% cada) + Projecto com discussão (50%)
2ª época: Exame final (50%) + Projecto com discussão (50%)
O projecto da disciplina divide-se em duas partes (pesquisa exploratória 25% e pesquisa conclusiva 25%), cada uma delas sujeita à elaboração e apresentação de um relatório, e que são objecto de discussão com o docente.
Para garantir aprovação é necessário atingir a nota mínima de 9,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.
Conteúdo
- Organização de um estudo de mercado
- Estudos de mercado qualitativos
- Recolha de dados
- Amostragem
- Erros não amostrais
- Apresentação de resultados