Interacção Homem-Computador

Objectivos

O objetivo deste curso é fornecer uma visão ampla, mas completa, sobre os problemas, metodologias e práticas de conceção de experiências de Interação Pessoa-Computador, como parte do ciclo de vida da engenharia de software, ou de outros processos de design de produtos industriais.

Os alunos aprenderão o historial e o atual contexto tecnológicos, as tecnologias de suporte à interação e, especialmente, o estado da arte das tecnologias de Interação Pessoa-Computador (IPC).

Os alunos irão entender como obter informações sobre as necessidades e objetivos do utilizador final, as suas tarefas atuais e desejadas, levando em consideração a perceção e capacidades cognitivas humanas, de modo a que o processo de desenho de experiências interativas possa ser efetivo. 

Os alunos seguirão o processo de desenho completo de IPC:

  • Levantamento de Requisitos - Os alunos irão compreender que IPC deverá ser desenhada e construída, como uma solução para um problema identificado, levando em consideração o perfil do utilizador final, as suas habilidades e tarefas atuais e adotando os métodos adequados de recolha de dados.
  • Desenho - Os alunos saberão como desenhar e construir a melhor IPM para o problema em questão, usando abordagens de prototipagem de baixa fidelidade.
  • Avaliação - Os alunos assegurarão que as pessoas possam usar o IPM proposto e farão novas iterações do ciclo de desenho de IPM que sejam adequadas, adotando princípios de avaliação heurística.
  • Recolha de dados - Os alunos irão recolher dados relativamente à opinião subjetiva dos utilizadores da solução de IPM e farão a análise, usando estatística descritiva, da usabilidade e satisfação do desenho de IPM proposto.

Caracterização geral

Código

100075

Créditos

6.0

Professor responsável

José Miguel de Oliveira Monteiro Sales Dias

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para a frequência desta unidade curricular, para além da capacidade de comunicação em Inglês.

Bibliografia

Books

Paper

  • Marc Rettig, Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM,1994 https://pt.scribd.com/document/127367788/Prototyping-for-Tiny-Finge 

Método de ensino

Relativamente à metodologia de ensino, começaremos com a introdução teórica de um conceito, opcionalmente seguido de uma discussão. Em seguida, os alunos receberão algumas tarefas-chave, no âmbito de uma dada entrega intercalar do projeto do curso, para testar os seus conhecimentos ao desenvolver esse projeto, permitindo-lhes aprofundar a compreensão do programa da cadeira. Os resultados do projeto serão discutidos em sala de aula em conjunto com o Professor, para garantir a eficácia dos vários princípios teóricos que foram aplicados.

 

Método de avaliação

  • Projeto de curso de 45%, composto por 7 entregáveis, com datas de vencimento a cada 15 dias, desenvolvidos durante as aulas e finalizados com apresentação e discussão em aula.
  • 45% Um exame final sobre o conteúdo geral
  • 10% Avaliação pessoal, dependendo de quanto cada estudante interage, participe, mostra esforço, etc.

Conteúdo

  1. Conceitos básicos de desenho de IPC - Interação Pessoa-Computador
  2. Nós, os seres humanos
  3. Eles, os computadores
  4. O orocesso de desenho de IPC centrado no utilizador
  5. Análise de utilizadores e tarefas
  6. Recolha de dados
  7. Princípios e regras do desenho de interfaces
  8. Interfaces visuais
  9. Prototipagem de baixa e de alta fidelidade: Lo-fi, Hi-fi
  10. Desenho de IPC para a WWW e mobilidade
  11. Avaliação da usabilidade do desenho de IPC: heurística, preditiva
  12. Avaliação do do desenho de IPC com utlizadores 
  13. Análise estatística de dados da avaliação
  14. Desenho universal e acessibilidade 
  15. Tópicos avançados de IPC

O programa inclui um trabalho de grupo com 7 entregáveis, realizado ao longo da cadeira.