Marketing

Objectivos

A unidade curricular de Marketing apresenta os principais conceitos de teoria e prática de marketing. 
Neste curso, os alunos desenvolverão um plano de marketing, bem como os principais aspectos na formulação de projetos de marketing.
Explicar o papel do marketing nas organizações e os problemas encontrados pelos gestores. Desenvolver capacidades de planejamento de marketing através do desenvolvimento de um plano de marketing. Melhorar a capacidade dos alunos de analisar situações e desenvolver recomendações de marketing. Melhorar a capacidade do aluno de ser seletivo na análise das informações necessárias para a tomada de decisões no marketing. Desenvolver habilidades como a capacidade de se comunicar, trabalhar em grupos e apresentar resultados.

Caracterização geral

Código

100080

Créditos

4.0

Professor responsável

Diego Costa Pinto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não há requisitos de frequência.

Bibliografia

Kotler et al (2017). Principles of marketing - 7th European Edition. Harlow: Pearson, 2017. ISBN 9781292092898.

Kotler, P.; Keller, K. (2015). Marketing management. Harlow: Pearson, 2015. ISBN 9781292092621.

Wood, Marian Burk (2011). The marketing plan handbook. 4th ed. Boston: Pearson, 2011. XIV, 210 p. ISBN 0137053509.

Método de ensino

Aulas, Workshops, Estudos de Caso, Aprendizagem por projetos.
 

Método de avaliação

1ª e 2ª Épocas
Plano de Marketing (50%): Cada equipe de estudantes criará um plano de marketing para um projeto empreendedor ou uma extensão de negócios existente. Todos os aspectos de um plano de marketing devem ser abordados conforme ilustrado durante as aulas.

Projeto de Marketing Especial (20%): Marketing social: os alunos criarão um projeto social de marketing. Os grupos com maior envolvimento on-line e maior impacto receberão os maiores resultados.

Exame final (30%): o exame final consiste em todos os materiais do curso (slides, textos, livros), é individual e sem consulta aos materiais do curso.

 

Classificação mínima de 5.0 (em 20) para o exame

Classificação mínima de 8.0 (em 20) para os projetos
 

Conteúdo

1. O Campo de Marketing 1.1. Definição e evolução do marketing 1.2. Papel do marketing nas organizações e a criação de valor 1.3. Os passos do Plano de Marketing
2. Ambiente de Marketing 2.1. Análise interna e externa 2.2. Análise SWOT 2.3 Análise PESTEL 2.4 Modelo das 5 forças do PORTER
3. Gestão Estratégica de Marketing 3.1 Análise / Auditoria - onde estamos agora? 3.2 Objetivos - onde queremos ser? 3.3 Estratégias - Qual caminho é o melhor?
4. Segmentação do mercado 4.1. Definição do target 4.2 Processo de segmentação 4.3. Estratégias de segmentação
5. Posicionamento 5.1. Diferenciação 5.2. O Triângulo de Ouro do Posicionamento 5.3. Políticas de Marca
6. Comportamento do consumidor 3.1. Processo de tomada de decisão 3.2. Influências no processo de tomada de decisão
7. Produto 7.1. Mix de produtos 7.2. Inovação
8. Distribuição 8.1. Funções de distribuição 8.2. Formas de organizar os canais de Distribuição 8.3. Avaliação e seleção de Distribuição
9. Comunicação 9.1. Publicidade 9.2. Promoção e merchandising 9.3. Relações públicas 9.4. Marketing direto 9.5. Patrocínio
10. Preço 10.1. Métodos de determinação de preços 10.2. Gestão de preços 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: