Projecto de Sistemas de Informação

Objectivos

A unidade curricular caracteriza-se pelos seguintes objetivos de aprendizagem (OA): 
 
OA1:Adquirir conhecimento e autoconfiança nas principais estratégias de engenharia de software que são cruciais para a correta organização dos projetos que envolvem desenvolvimento de software. 
 
OA2:Adquirir maturidade na gestão e desenvolvimento de projetos em todas as suas diferentes fases, tendo a clara consciência da diferença entre desenvolver um programa e um projeto. 
 
OA3:Aprender a documentar e apresentar o seu próprio trabalho e realizaçõe

Caracterização geral

Código

100088

Créditos

6.0

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos de engenharia de software

Bibliografia

Cadle, James & Yeates, Donald (2008). Peoject Management for Information Systems. Fifth Edition, Perarson Education. UK.¿ 
 
Schwalde, Kathy(2011). Managing Information Technology Projects. Revised sixth edition. Canada, Course Technology CENGAGE Learning. 
 
A Guide of the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide), PMI, 2004. 
 

 

Método de ensino

Será dada grande relevância ao desenvolvimento de um ou mais projetos pelos alunos durante as aulas práticas em laboratórios informáticos. 
 
 

Método de avaliação

Avaliação:os alunos serão avaliados no desenvolvimento de um ou mais projetos. Os alunos terão de produzir documentação detalhada sobre o método usado para o desenvolvimento do projeto e sobre os resultados obtidos, e terão de fazer uma apresentação oral do projeto. A apresentação oral também terá que conter uma demonstração completa do software desenvolvido. Os alunos também terão de produzir um relatório completo, o qual será avaliado, descrevendo cada passo do desenvolvimento do seu projeto. 
 

Conteúdo

A unidade curricular está organizada nas seguintes unidades de aprendizagem (UA): 
 
UA1: Enquadramento: o que são projetos (de computação) o que é pesquisa? o processo de investigação métodos de investigação. 
 
UA2: Definir os alicerces do projeto: escolher um projeto preparar uma proposta de projeto definição do projeto planeamento de projetos gestão de riscos a pesquisa bibliográfica gestão de informação avaliação crítica escrever revisões de literatura

UA3: Desenvolver o projeto: o ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) o primeiro "modelo": build-and-fix os modelos stage-wise e classical waterfall (modelos convencionais) o modelo incremental prototipagem desenvolvimento top-down e bottom-up verificação, validação e teste gestão do tempo pessoal trabalho em equipa. 
 
UA4: Apresentação do projeto: escrever e estruturar relatórios escrever resumos apresentação de dados apresentações orais demonstração de software exames de viva voz.