Sondagens
Objetivos
-Proporcionar conhecimentos sobre os métodos de amostragem estatística e as condições e situações onde cada um é apropriado.
-Proporcionar a prática na aplicação dos métodos de amostragem discutidos em sala de aula e os cálculos das estimativas desejadas e as suas medidas de precisão.
-Proporcionar a prática para seleccionar o plano de amostragem mais adequado de acordo com cada situação.
-Interpretar correctamente as estimativas pontuais à luz das medidas de precisão.
Caracterização geral
Código
100098
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Domínio de conceitos e da aplicação de:
Estatística descritiva
Estatística inferencial
Bibliografia
Scheaffer, R. L., Mendenhall III, W., Ott, R. L., Gerow, K. G. (2011). Elementary Survey Sampling. Boston, Cengage Learning.
Särndal, C.-E., Swensson, B., Wretman, J. (1992). Model Assisted Survey Sampling. New York, Springer-Verlag.
Cochran, W. (1977). Sampling Techniques. New York, Wiley.
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teóricas e práticas. As aulas práticas estão orientadas para a resolução de problemas e exercícios.
Método de avaliação
1ª época: 2 Testes (50% cada)
(nota mínima de 9,5 em cada Teste)
2ª época: Exame (100%)
Conteúdo
1. Introdução às Metodologias de Sondagens
2. Sondagem Aleatória Simples
3. Sondagem Aleatória Estratificada
4. Sondagem por Conglomerados
5. Sondagem em Duas Etapas