Sondagens

Objectivos

 -Proporcionar conhecimentos sobre os métodos de amostragem estatística e as condições e situações onde cada um é apropriado.
 -Proporcionar a prática na aplicação dos métodos de amostragem discutidos em sala de aula e os cálculos das estimativas desejadas e as suas medidas de precisão.
 -Proporcionar a prática para seleccionar o plano de amostragem mais adequado de acordo com cada situação.
 -Interpretar correctamente as estimativas pontuais à luz das medidas de precisão.

Caracterização geral

Código

100098

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Domínio de conceitos e da aplicação de:
Estatística descritiva
Estatística inferencial

Bibliografia

Scheaffer, R. L., Mendenhall III, W., Ott, R. L., Gerow, K. G. (2011). Elementary Survey Sampling. Boston, Cengage Learning.

Särndal, C.-E., Swensson, B., Wretman, J. (1992). Model Assisted Survey Sampling. New York, Springer-Verlag.

Cochran, W. (1977). Sampling Techniques. New York, Wiley.

 

 

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teóricas e práticas. As aulas práticas estão orientadas para a resolução de problemas e exercícios.

Método de avaliação

1ª época: 2 Testes (50% cada)
(nota mínima de 9,5 em cada Teste)
2ª época: Exame (100%)

Conteúdo

1. Introdução às Metodologias de Sondagens
2. Sondagem Aleatória Simples
3. Sondagem Aleatória Estratificada
4. Sondagem por Conglomerados
5. Sondagem em Duas Etapas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: