Tecnologias Web e Aplicações Móveis
Objectivos
OA2- Ser capaz de criar páginas Web com XHTML e Cascading Style Sheets
OA3- Compreender o funcionamento de aplicações do lado do cliente e do servidor
OA4- Ser capaz de criar páginas web dinâmicas usando Javascript (programação no cliente)
OA5- Ser capaz de criar páginas web dinâmicas usando PHP (programação no servidor)
OA6-Ser capaz de desenvolver aplicações web com conectividade a base de dados (MySQL)
OA7- Ser capaz de construir e consumir serviços web
OA8- Compreender o funcionamento de aplicações móveis
OA9- Ser capaz de desenhar, implementar e desenvolver aplicações móveis usando software de desenvolvimento próprio
Caracterização geral
Código
100100
Créditos
6.0
Professor responsável
José Américo Alves Sustelo Rio
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Nota final de 1ª época ou no exame de 2ª época igual ou superior a 10 (ver critérios de avaliação).
Bibliografia
Terre Felke-Morris, 2010, Web Development and Design Foundations with XHTML (5th Edition), Addison Wesley; Deitel & Deitel, Internet and World Wide Web How to Program, Prentice Hall, 2008 (Fourth Edition); Marko Gargenta, Learning Android, O'Reilly (2011); 0; 0
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas-práticas e aulas laboratoriais. As aulas teóricas-práticas incluem a apresentação de conceitos e metodologias e discussão, assim como a demonstração da resolução de problemas.
As aulas laboratoriais destinam-se à resolução presencial de alguns exercícios propostos e para os quais o docente esclarece as dúvidas existentes.
Método de avaliação
1ª Época: teste 1 (30%); teste2 (30%); Projeto final (25%); Exercícios laboratoriais (10%); Presença nas aulas laboratoriais (5%)
2ª Época: Exame (75%); Projeto final (25%)
Conteúdo
UA1- Introdução à Web
1. Introdução à internet
2. HTML
3. CSS
UA2- Programação para a web
1. Aplicações do lado do servidor e do lado do cliente
2. Introdução ao Javascript
3. Introdução ao PHP
4. Criação de aplicações web ligadas a base de dados
UA3- Web services
1. Introdução aos web services
2. Criação e consumo de web services
UA4- Aplicações móveis
1. Introdução ao desenvolvimento de aplicações móveis
2. Introdução ao Android
3. Estrutura das aplicações
4. Desenho de interfaces