Estratégia e Inovação em Marketing

Objetivos

1. Aprimorar a compreensão da teoria e prática em estratégia e inovação em marketing
2. Compreender o papel do marketing e da inovação na estratégia de uma empresa
3. Desenvolver um plano de estratégico de marketing

Caracterização geral

Código

200187

Créditos

7.5

Professor responsável

Docente a designar

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Clegg, Stewart et al. Strategy: theory and practice . London: Sage, 2011
- Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Marketing management. 15th ed. Boston: Pearson, 2015
- Osterwalder, Alexander & Pigneur, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010
 

Método de ensino

  

Método de avaliação

  

Conteúdo

A unidade curricular está organizada nas seguintes Unidades de Aprendizagem:
1. Introdução ao Marketing Estratégico
2. Canvas de Inovação e Estratégia
3. O contexto e o surgimento do pensamento estratégico
4. Análise competitiva e definição de estratégia
5. Estratégia como processo e prática
6. Marketing como força estratégica
7. O plano de marketing
8. Definição de Mercados e Segmentação
9. Criando valor ao cliente e satisfação
10. Definição da estratégia de produto
11. Desenvolvimento de estratégias e programas de preços
12. Canais de marketing e redes de valor
13. Gerenciando comunicações de marketing