Estratégia e Inovação em Marketing
Objetivos
1. Aprimorar a compreensão da teoria e prática em estratégia e inovação em marketing
2. Compreender o papel do marketing e da inovação na estratégia de uma empresa
3. Desenvolver um plano de estratégico de marketing
Caracterização geral
Código
200187
Créditos
7.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Clegg, Stewart et al. Strategy: theory and practice . London: Sage, 2011
- Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Marketing management. 15th ed. Boston: Pearson, 2015
- Osterwalder, Alexander & Pigneur, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
A unidade curricular está organizada nas seguintes Unidades de Aprendizagem:
1. Introdução ao Marketing Estratégico
2. Canvas de Inovação e Estratégia
3. O contexto e o surgimento do pensamento estratégico
4. Análise competitiva e definição de estratégia
5. Estratégia como processo e prática
6. Marketing como força estratégica
7. O plano de marketing
8. Definição de Mercados e Segmentação
9. Criando valor ao cliente e satisfação
10. Definição da estratégia de produto
11. Desenvolvimento de estratégias e programas de preços
12. Canais de marketing e redes de valor
13. Gerenciando comunicações de marketing
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)