Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras
Objetivos
O curso abrange tópicos relacionados a investimentos financeiros e gestão de carteiras, incluindo a organização e funcionamento dos mercados financeiros (mercado monetário, mercado de capitais, mercado cambial, derivados, ...), os fundamentos de instrumentos de renda fixa, avaliação de ações, instrumentos derivativos e teoria do portfólio, teoria do preço de ativos, entendimento da relação risco-retorno, eficiência de mercado, medida de desempenho ajustado ao risco, atribuição e decomposição de desempenho: seleção de ativos e alocação de ativos, diversificação internacional, modelos multifatoriais e gestão ativa de portfolios. Será privilegiada uma abordagem prática através de casos estudos reais e realização exercícios.
Caracterização geral
Código
200160
Créditos
7.5
Professor responsável
Luís Vasco Lourenço Pinheiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Apetência para matérias quantitativas, conhecimentos avançados de excel e interesse pelos dos mercados financeiros.
Bibliografia
-Bodie, Z., A. Kane and A. Marcus (1999). Investments. 4th Edition. New York: Irwin McGraw-Hill.
-Hull, John (2000).Options, Futures and Other Derivatives. 4th Edition. New York: Prentice Hall.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas, com trabalhos individuais e ou de grupo. Com o decorrer da matéria serão dados exercícios práticos na aula e posteriormente trabalhos práticos cuja classificação constituirá parte da nota final.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina compreenderá um exame e trabalhos práticos obrigatórios. Aconselha-se a participação nas aulas e a leitura dos documentos que constam da bibliografia recomendada uma vez que as aulas e os diapositivos apresentados serão apenas uma base sumária da matéria da disciplina.
Conteúdo
1. Mercados e convenções
-Organização dos mercados financeiros
-Mercado Cambial
-Eficiência dos mercados
-Mercados organizados versus balcão (OTC)
-Convenções
2.Avaliação de ações
-Rácios Financeiros
-Modelos de atualização
3. Introdução aos instrumentos financeiros de rendimento fixo
-Obrigações
-Duração e convexidade
-Curva de rendimentos
-Cobertura de risco
4. Gestão de Carteiras
-Medidas de performance
-Teoria do portfolio
-CAPM
-Modelos multifatoriais
-Gestão ativa de portfolios
5. Introdução aos derivados lineares: futuros e ‘forwards’
-Diferenças entre os futuros e ‘forwards’
-Principio da não arbitragem e ‘cost of carry’
-Gráfico de ‘payoff’
6. Introdução aos Swaps
- ‘Interest Rate Swaps’, ‘Credit Default Swaps’ e ‘Commodity Swaps’
7. Introdução derivados não-lineares: opções ‘vanilla’
- Definição ‘calls’ e ‘puts’
- Conceitos fundamentais para avaliação
- Gráficos de ‘payoff’ e ‘P/L’
- Estratégias de opções
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais