Teoria e Métodos de Amostragem
Objetivos
1. Compreender a amostragem aleatória simples e os métodos de estimação e de construção de intervalos de confiança
2. Determinar tamanhos de amostra
3. Compreender a estimação de proporções
4. Compreender a amostragem com probabilidades desiguais
5. Compreender a estimação pelo rácio e pela regressão
6. Compreender amostragem estratificada
7. Compreender cluster e amostragem sistemática
8. Compreender a amostragem multi-etápica
9. Compreender a amostragem em duas fases
10. Compreender a amostragem de captura-recaptura
11. Compreender o modelo de resposta aleatória para questões sensíveis
Caracterização geral
Código
200184
Créditos
7.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Malhotra, Naresh K., Birks, David F. (2012). Marketing research: an applied approach. Fourth European edition. Harlow: Prentice Hall/Financial Times.
- Vilares, M., Coelho, P.S. (2011 ). Satisfação e Lealdade do Cliente- Metodologias de avaliação, gestão e análise. Escolar Editora.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1. Introdução; Estimação da Média e Total da População sob Amostragem Aleatória Simples
2. Intervalos de Confiança e Tamanho da Amostra
3. Informação Auxiliar e Estimação pela Rácio
4. Informação Auxiliar e Estimação de Regressão
5. Amostragem Estratificada
6. Amostragem por Clusters
7. Amostragem com probabilidades desiguais
8. Amostragem Sistemática
9. Amostragem Multi-etápica
10. Amostragem em duas etapas
11 Amostragem Captura¿Recaptura. Modelo de Resposta Aleatória
12. Trajetos de linha e ponto
13. Estimação em domínios
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)