NOVA School of Business and Economics

Geral

A Nova SBE é uma Faculdade líder nas áreas de Economia, Finanças e Gestão através dos seus programas de Licenciatura, Mestrado, Ph.D., MBA e Formação de Executivos. Encontra-se na lista das 25 melhores escolas da Europa com cerca de 3000 alunos de mais de 70 países diferentes, sendo os seus programas reconhecidos pelo Financial Times. Integra ainda o grupo restrito de escolas mundiais Triple Crown, sendo a única escola portuguesa classificada pela Eduniversal como Universal Business School, com cinco Eduniversal Palms.

O novo Campus de Carcavelos nasce de uma visão de futuro ambiciosa: ser uma das melhores escolas de Gestão e Economia da Europa num mundo cada vez mais globalizado - o Nova Way of Life - que incorpora o rigor académico com o objetivo de impactar a vida dos indivíduos e das organizações. Procura reunir uma comunidade internacional com os mais altos padrões de qualidade para que junta possa pensar, desafiar e transformar Portugal, a Europa e o Mundo.

A Nova SBE continua a focar o seu crescimento e internacionalização através da sua afirmação como uma escola e comunidade aberta, positiva e empreendedora, dedicada ao desenvolvimento de talento e criando soluções disruptivas para transformar as empresas, a economia e a sociedade.

Estudantes em mobilidade

Programa de intercâmbio

Alunos na Nova SBE têm a oportunidade de estudar durante um semestre numa universidade estrangeira, frequentemente sob o protocolo do Erasmus. Regra geral, a Nova envia cerca de 350 estudantes para fora, para mais de 160 universidades em 50 países diferentes, com quem a nossa faculdade têm acordos bilaterais. Os alunos podem candidatar-se 2 vezes por ano, tendo em conta que existem dois concursos em Novembro e Março através do qual é feito um ranking dos alunos e respetiva colocação na universidade da sua escolhida. Esta experiência permite aos alunos estudarem nas melhores escolas do mundo, ganhando desta forma mais conhecimentos, assim como enriquecimento curricular e pessoal.

Autoridades académicas

  • Diretor Prof. Doutor Daniel Abel Monteiro Palhares Traça
  • Presidente do Conselho Científico Prof. Doutor Miguel Ferreira
  • Presidente do Conselho Pedagógico Prof. Ana Balcão Reis

Matrícula e inscrição

Admissões para a Nova SBE

A Nova SBE oferece programas de Licenciatura em Economia e em Gestão e também de Mestrado em Economia, Gestão e Finanças.

Licenciaturas

As candidaturas às Licenciaturas da Nova SBE seguem processos distintos para os Estudantes da União Europeia (Portugueses incluídos) e os de fora da EU, denominados Estudantes Internacionais:

ESTUDANTES PORTUGUESES E DA UNIÃO EUROPEIA

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO

Estudantes colocados na NOVA SBE através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para 2019/20, realizam a respetiva matrícula/inscrição nos Serviços Académicos, no prazo que vier a ser fixado pela Direcção Geral do Ensino Superior.

Para mais informações deverá consultar:

ou contactar o Admissions and Development Office através do email: novadescoberta@novasbe.pt ou por telefone para 213 802 773.

OUTROS REGIMES DE ACESSO

Estudantes que apresentam candidatura através dos Concursos Especiais (Maiores de 23 anos e Titulares de Cursos médios e superiores) e dos regimes de Mudança par Instituição/Curso e Reingresso realizam a matrícula/inscrição nos Serviços Académicos após decisão sobre o respectivo processo de candidatura.

Para mais informações, contactar a: Direcção-Geral do Ensino Superior.

ESTUDANTES INTERNACIONAIS (NÃO EUROPEUS)

Por Estudante Não-europeu entende-se os candidatos que, cumulativamente:

  • Não tenham nacionalidade de um Estado membro da União Europeia;
  • Que não residam em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta;
  • É também requisito que os candidatos sejam titulares de qualificação que dê acesso ao ensino superior OU diploma do ensino secundário (ou habilitação legalmente equivalente);
  • Para mais informações sobre Licenciaturas contactar:

    Admissions and Development Office: novadescoberta@novasbe.pt | + 351 213 802 773.

    Mestrados

    Os programas de Mestrado em Economia, Finanças ou Gestão nas inscrições da Nova SBE terão lugar de 1 de Fevereiro a 1 de Maio.

    Processo de Candidaturas

    O processo de admissão começa após a apresentação do pedido on-line, juntamente com os documentos relevantes. Para mais informações, visite:http://masters.novasbe.unl.pt

    Informação prática

    Bibliotecas

    A Biblioteca promove e possibilita o acesso a recursos de informação e serviços especialmente desenhados de acordo com o curriculum académico, a investigação desenvolvida e necessidades educativas da comunidade académica da Nova SBE.

    A biblioteca oferece:

    • Mais de 30.000 livros;
    • Mais de 14.000 eBooks;
    • Centenas de jornais científicos em papel;
    • Acesso eletrónico a mais de 20.000 jornais científicos;
    • Acesso a mais de 40 bases de dados, que subscrevemos e que incluem publicações eletrónicas académicas e científicas de artigos, jornais, dados quantitativos e estatísticos, working papers e relatórios;
    • Acesso remoto na maioria dos recursos eletrónicos da Biblioteca, para alunos, professores e funcionários da Nova SBE;

    Os nossos serviços incluem:

    • Empréstimo de livros, jornais e material bibliográfico;
    • Empréstimos inter-bibliotecas;
    • Sessões de formação específicas sobre os nossos recursos;
    • Um ambiente de estudo tranquilo, com mais de 200 postos individuais para estudar;
    • Colaboração com outras instituições e participação em projetos nacionais e outros consórcios;
    • Prestar apoio ao corpo docente, incluindo compilar bibliografias, pesquisar, identificar e localizar/ recolher recursos bibliográficos, e reservando livros recomendados;
    • Uma equipa competente e preparada para esclarecer, identificar e colmatar as necessidades dos nossos utilizadores;

    Outros equipamentos


    Programas de intercâmbio

    Programa de intercâmbio

    Alunos na Nova SBE têm a oportunidade de estudar durante um semestre numa universidade estrangeira, frequentemente sob o protocolo do Erasmus. Regra geral, a Nova envia cerca de 350 estudantes para fora, para mais de 160 universidades em 50 países diferentes, com quem a nossa faculdade têm acordos bilaterais. Os alunos podem candidatar-se 2 vezes por ano, tendo em conta que existem dois concursos em Novembro e Março através do qual é feito um ranking dos alunos e respetiva colocação na universidade da sua escolhida. Esta experiência permite aos alunos estudarem nas melhores escolas do mundo, ganhando desta forma mais conhecimentos, assim como enriquecimento curricular e pessoal.

    Estágios

    Estágios

    A missão do Career Services é dar suporte aos alunos da Nova SBE na transição da vida académica para o mercado de trabalho. Assim, o Programa de Desenvolvimento de Carreiras criado para alunos de Licenciatura e de Mestrado, inclui diversas atividades com base em quatro vetores : Auto-Conhecimento, Conhecimento de Mercado, Planeamento de Carreira e Processos de Recrutamento, de forma a promover a empregabilidade, durante e depois do programa académico. A experiência e o conhecimento da equipa do Career Services permite aos alunos desenvolver e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, através de módulos de carreira, sessões de Counseling individual, eventos com empresas, recursos online e programas de Mentoring. O Career Services disponibiliza aos estudantes as ferramentas e o acompanhamento necessário durante os seus estudos, mas os alunos devem ser proactivos e responsáveis pela sua entrada no mercado de trabalho.

    Prémios & bolsas

    Bolsas

    BOLSAS NOVA SBE-SANTANDER TOTTA EXCELÊNCIA

    O banco Santander-Totta junta-se à Nova SBE e premeia o mérito através da concessão de 30 (100% propina) Bolsas Nova SBE-Santander Totta Excelência direcionadas aos 30 alunos com a melhor média de ingresso nas licenciaturas de Economia e de Gestão da Nova SBE em 2019/2020.

    BOLSAS BENOVA

    Estas bolsas de estudo estão disponíveis para alunos de licenciatura com dificuldades financeiras e resultam de generosas contribuições de antigos alunos da Nova SBE.

    Cursos de línguas

    Cursos de Línguas

    Os Alunos de Mestrado têm a opção de participar em cursos de Espanhol, Português e Francês no campus, como parte integrante do programa de Mestrado, sujeito à vagas existentes. Por seu lado, alunos internacionais poderão frequentar um curso de língua Portuguesa oferecido pela Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Adicionalmente, a Nova SBE detém uma parceria com o ILNOVA para oferta de de cursos.

    Mais informações em: http://ilnova.fcsh.unl.pt

    Serviços de alimentação

    Os alunos da Nova SBE dispõem das seguintes unidades alimentares:

    Restaurante Padaria do Bairro, situado no Hovione Atrium, do edifício da NOVA SBE.

    Horário: 8:00h - 20:00h Sábados: 9:00h - 16.00h

    Restaurante Azure, situado no Horizon Hall, do edifício da NOVA SBE.

    Horário: 12:00h - 22:00h Domingos: 12:00h - 16.00h

    Cantina e Bar da Residência Alfredo de Sousa, situados no piso 0 da residência Universitária Alfredo de Sousa (no Campus de Campolide).

    Horário: 8:00h - 20:30h.(almoços entre as 11:30h e as 14:30h; jantares entre 18:30h e as 21:30h)
  • Todas as unidades de alimentação dos SAS, sendo as mais próximas da Faculdade as situadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Av. de Berna), composta por bar, snack-bar e refeitório com serviço contínuo das 7:30h às 20:00h, e na Faculdade de Ciências Médicas (Campo Mártires da Pátria, 130), composta por bar e refeitório com serviço das 8:30h às 16:30h. Para a utilização destas unidades é requerida a apresentação do cartão de estudante.

  • Na sequência de acordo celebrado com os Serviços de Acção Social dos Estabelecimentos de Ensino Superior Público de Lisboa (Universidade de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Instituto Politecnico de Lisboa), os alunos da Faculdade têm acesso a todas as unidades de alimentação das referidas instituições, mediante a apresentação do respectivo cartão de estudante.
  • Instalações com resposta a necessidades especiais

    Instalações com resposta a necessidades especiais

    A Nova School of Business and Economics dispõe de lugares de estacionamento reservados para estudantes/docentes com necessidades especiais, tal como rampas de acesso aos edifícios e elevadores.

    Actividades extracurriculares

    Actividades extracurriculares

    Estudar na Nova SBE é uma experiência enriquecedora e que vai muito para além da sala de aula. Vais poder participar em vários grupos e iniciativas de alunos que contribuirão para a tua formação e realização enquanto estudante, pessoa e cidadão de um mundo globalizado, tais como a Fortuna, a Nova Junior Enterprise, a Nova Skills, o PUMAP,a AIESEC, entre outros.

    Student Development Office (SDO)

    O Student Development Office é , por excelência o Gabinete do Aluno. Tem como objectivo ajudar o aluno na sua integração académica e social proporcionando-lhe actividades culturais e sociais diversas, tais como: jantares, visitas guiadas à cidade, tertúlias e encontros periódicos dentro e fora da Faculdade. Suaviza, desta forma, a sua integração e adaptação ao ensino superior, promove o seu bem-estar e permite-lhe vivenciar com satisfação o seu percurso universitário.

    Assim, temos ao dispor do aluno diferentes actividades extra-curriculares, voluntariado nacional e internacional. O aluno pode fazer voluntariado em várias áreas, cultura, educação, ambiente, animais, entre outras.

    Qualquer aluno da NovaSBE pode usufruir de um tutor para tirar dúvidas e praticar exercícios semanalmente.

    Temos disponíveis mentores que acompanham os alunos recém- chegados na sua integração e adapatação académica e social ao longo do primeiro ano de Universidade, promovendo actividades de integração individuais e em grupo.

    Facultamos um serviço de atendimento e aconselhamento psicológico diário, num ambiente adequado e com uma estrutura definida.

    Oferecemos serviço de coaching académico aos nossos alunos, permitindo-lhes desenvolver habilidades e competências específicas e direcionadas para objectivos pessoais e circunscritos a qualquer área da sua vida académica, social ou familiar.

    Ao longo do ano desenvolvemos workshop´s com temas acdémicos, tais como: métodos e técnicas de estudo, gestão do tempo, proscrastinação, ansiedade, coaching educacional aplicado , entre outros.

    O SDO (Student Development Office) existe para servir o aluno e responder aos seus pedidos, contribuindo para o seu crescimento pessoal, garantindo um desenvolvimento holístico e repleto de bem-estar!

    Associações de estudantes

    Associações de estudantes

    Como principal órgão representativo dos alunos da Nova SBE, a AE faz do seu principal objectivo o aumento da entreajuda e proximidade entre os alunos. A AE é constituída por um grupo de mais de 30 alunos distribuídos por pelouros de competências distintas, consoante a sua área de intervenção. A sua presença na vida da Faculdade é constante. As actividades da AE prolongam-se ao longo do ano letivo e atingem diversos públicos-alvo.

    Mais informações em: http://novasu.pt/

    Outra informação


    Calendário escolar

    Spring Semester - Doutoramentos: 2020-01-30 -> 2020-05-22

    Fall Semester - Doutoramentos: 2019-09-04 -> 2020-01-25

    Spring Semester - Mestrados: 2020-01-30 -> 2020-05-22

    Fall Semester - Mestrados: 2019-09-04 -> 2019-12-17

    2º Semestre-Licenciaturas-2º & 3ºanos: 2019-09-02 -> 2020-01-13

    1º Semestre-Licenciatura-1º ano: 2019-09-12 -> 2020-01-25