Licenciatura em Gestão
Objetivos educativos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sólidos e capacidades de compreensão nos princípios da Economia e da sua aplicação a uma variedade de contextos a um nível que:
i) Se sustente nos conhecimentos a nível secundário, os desenvolva e aprofunde;
ii) Corresponda e se apoie em materiais de ensino rigorosos e atualizados;
iii) Seja tão avançado como os programas de primeiro ciclo em Economia lecionados nas melhores universidades a nível internacional.
Pretende-se que os alunos adquiram competências pessoais ao nível da comunicação, hábitos de trabalho individual e em grupo, na utilização de técnicas computacionais, incluindo pesquisa, o processamento e apresentação de dados, que lhes permitam aplicar os seus conhecimentos e capacidades de compreensão de forma a evidenciarem uma abordagem profissional nos trabalhos que venham a desenvolver na sua área;
Pretende-se que os alunos adquiram competências analíticas e desenvolvam um pensamento crítico que lhes permitam a construir e fundamentar da sua própria argumentação na resolução de problemas no âmbito da sua área de formação;
Pretende-se que os alunos tenham também uma formação geral na área de Gestão e outras disciplinas afins nas áreas de Métodos Quantitativos, Ciências Sociais e Direito de modo a que possam analisar e fundamentar soluções e juízos tendo em conta aspetos científicos, sociais e éticos;
Pretende-se que os alunos tenham uma formação geral e competências pessoais que lhes permitam reter informação, comunicar, terem ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
Pretende-se que os alunos adquiram competências pessoais que lhes permitam ter uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Caracterização geral
Código DGES
2
Ciclo
Licenciatura (1.º Ciclo)
Grau
Licenciado
Acesso a outros cursos
Titulares das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior de Maiores de 23 anos
As provas de avaliação para a frequência do ensino superior pelos maiores de 23 anos visam facultar o acesso ao ensino superior aos que mostrem possuir competências para a frequência de um curso de 1.º ciclo.
Se completou 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas e não tem habilitação de acesso para determinado curso de 1.º ciclo, pode inscrever-se na Nova SBE, para realizar a prova e obter essa habilitação.
A este concurso podem candidatar-se os aprovados na prova especialmente adequadas destinada a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior.
Para mais informação clique>> aqui
Coordenador
Prof. Ana Balcão Reis
Data de abertura
A disponibilizar brevemente
Número máximo de admissões
A disponibilizar brevemente
Propinas
A disponibilizar brevemente
Horários
A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
As Licenciaturas em Economia e Gestão estão estruturadas em semestres. A cada disciplina/cadeira corresponde um número de créditos ECTS (European Credit Transfer System). Quando a disciplina é frequentada com aproveitamento, é atribuído ao aluno o correspondente número de ECTS.
Todas as disciplinas têm duração semestral.
Para a concessão do grau de Licenciado é obrigatória a inscrição em pelo menos seis semestres letivos e que sejam respeitadas as regras constantes nos pontos seguintes:
a) Obtenção de um número total de créditos entre um 180 ECTS (mínimo) e 195 ECTS (máximo);
b) Frequência com aproveitamento ou dispensa a todas as Cadeiras Obrigatórias.
c) Preenchimento do Requisito de Internacionalização.
d) Obtenção de um mínimo de 15 ECTS em Cadeiras Optativas da Área do curso
e) Frequência com aproveitamento ou dispensa do módulo de Excel Specialist (requisito obrigatório apenas para alunos com ingresso a partir de 2014/15).
Condições de acesso
A disponibilizar brevemente
Regras de avaliação
A disponibilizar brevemente