Saúde Ocupacional e Ambiental

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

O processo de ensino-aprendizagem tem os objetivos gerais que a seguir se enunciam:

a)    Identificar os principais fatores de risco de natureza ocupacional e ambiental para a saúde humana;

b)    Avaliar a gestão dos riscos para a saúde contidos nas matrizes ambientais;

c)     Identificar as características reativas do ser humano aos fatores ambientais e ocupacionais;

d)    Conhecer os conceitos essenciais em Saúde e Segurança do Trabalho;

e)    Conhecer o modelo geral das inter-relações trabalho/doença, identificando a possível influência de fatores (profissionais) de risco na saúde dos trabalhadores;

f)     Apreciar, criticamente, os indicadores de Saúde Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho;

g)     Saber identificar as particularidades da aplicação de quadros conceptuais e operativos nesta área aos países de baixa renda.

Caracterização geral

Código

9551

Créditos

4.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 24

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Possuir o grau de licenciado numa área da Medicina, da Enfermagem, das Tecnologias da Saúde, da Biologia, da Química, das Engenharias, da Gestão da saúde ou áreas afins e não ser aluno do Mestrado em Saúde Ocupacional.

Bibliografia

Bibliografia principal 

          LEVY, B.S.; WEGMAN, D.H. – Occupational Health: an overview. In BARRY S. LEVY; DAVID H. WEGMAN – Occupational Health: recognizing and preventing work-related disease and injury. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 4th ed., 2000, 3-25.

          PHILIPPE SAINT MARC, JACQUES JANET – Ecologia e saúde: uma medicina para o futuro. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

          RAGNAR RYLANDER, ISABELLE MÉGEVAND – Introdução à medicina do ambiente. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

          WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION – Occupational Health Services: an overview. Edit. by Jorma Rantanen. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe, 1990 (WHO Regional Publications/ WHO European Series nº 26).

          Confalonieri U et al. Human health. In: Parry ML et al., eds. Climate change 2007. Impacts, adaptation and vulnerability. Cambridge, Cambridge University Press, 2007, 391–431(Contribution of Working Group II to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change).

Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída) 

Aulas do tipo teórico, com suporte de meios de projeção (slides em powerpoint e outros métodos audiovisuais).

Avaliação: avaliação contínua e apreciação da assiduidade (20%); trabalhos de grupo (40%) e prova de avaliação individual final (40%).

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos

1.    Políticas e estratégias de Saúde Ocupacional e Ambiental;

2.    Saúde, Ambiente, Trabalho e Desenvolvimento;

3. Principais indicadores em Saúde Ambiental;

4. Principais indicadores em Saúde e Segurança do Trabalho;

5. Fatores de risco em Saúde Ambiental contidos nas matrizes ar, água, solo, alimentos e ambientes construídos;

6. Urbanismo e Saúde Pública;

7. Alterações climáticas e Saúde Pública;

8. As inter-relações trabalho/saúde (doença);

9. Análise ergonómica do trabalho;

10.  Avaliação e gestão do risco em Saúde e Segurança do Trabalho;

Toxicologia ocupacional e ambiental.