Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde II

Objetivos

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Discutir a especificidade das TIC’s na sociedade da informação no contexto da saúde pública  

Analisar a recente evolução da sociedade da informação e perspectivar próximos desenvolvimentos, ao considerar os desafios que se colocam aos profissionais de saúde e ao doente experiente, o profissional/doente web 2.0 e web 3.0

Analisar criticamente a democratização da informação sobre saúde & doença no ciber-espaço  

Definir e implementar estratégias instrumentais de gestão de informação e conhecimento focando a usabilidade, aos níveis da web 1.0, web 2.0 e web 3.0  

Discutir metodologias de verificação e garantia de qualidade da informação sobre saúde e doença no ciber-espaço (e-Europe 2002: critérios de qualidade para sítios web ligados à saúde).

Caracterização geral

Código

9447

Créditos

4.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 30

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

 

Domínio da língua inglesa 

Bibliografia

Bibliografia principal

Andreassen, Hege K , Bujnowska-Fedak Maria M , Chronaki , Catherine E , Dumitru, Roxana C , Pudule , Iveta , Santana , Silvina , Voss, Henning and Wynn,, Rolf ,  (2007). European citizens'''''''' use of E-health services: A study of seven          countries.          BMC          Public          Health          2007,  (http://www.biomedcentral.com/1471-2458/7/53)

Norman, Cameron D and Skinner, Harvey A. (2006). eHealth Literacy: Essential Skills for Consumer Health in a Networked World. J Med Internet Res. 2006. Apr–Jun; 8(2): e9.   (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1550701/)

Myung S-K, McDonnell DD, Kazinets G, Seo HG, Moskowitz JM. (2009). Effects of Web-and Computer-Based Smoking Cessation Programs: Metaanalysis of Randomized Controlled Trials. Archives of Internal Medicine. 169(10):929-937

Saboga-Nunes, L , Boa-Ventura, A. "Biographic spaces" : a personalized smoking cessation intervention in Second Life. In: International Conference, 18, Big Island, HI, USA, June 2010 - User modeling, adaptation and personalization. Berlin : Springer-Verlag, 2010. 415-418.

Saboga-Nunes, L.– Web-Assisted Tobacco Intervention in portuguese: intentions to make behavioural changes and behavioural changes. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública. UNL, 2012. Tese elaborada no âmbito do Curso de Doutoramento, ministrado pela ENSP. UNL.



Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

A metodologia de ensino é variada e procura promover uma aprendizagem activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.

Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir.  

As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para

a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.

Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)

Prova de avaliação individual final (40%) com questões de escolha múltipla, de resposta curta e de desenvolvimento, versando sobre a matéria leccionada. 

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos

Internet e governança em saúde 

Módulo 6 - Informação e conhecimento em administração de saúde – metas e indicadores de saúde

Módulo 7 - Informação e o cidadão – novas abordagens e a experiência portuguesa

Módulo 8 - Sistemas de vigilância epidemiológica e de alerta e resposta rápida – informação de base geográfica; o medicamento na web

Módulo 9 - Sistemas de informação para a gestão de serviços de saúde

Módulo 10 - O “governo da informação” em saúde e a sociedade da informação da Europa e em Portugal

Da verticalidade à democracia do poder em saúde (capacitação e empoderamento): mudança de paradigma da prática e gestão da informação no ciber-espaço e os novos desafios das profissões ligadas à gestão da doença e promoção da saúde

Instrumentos de apoio à gestão clínica, apoio ao cidadão no mundo virtual no âmbito da saúde

Os processos de gestão de informação e conhecimento e contributos das tecnologias da WWW  (e.g fovaritos, páginas, portais, fóruns, chats, castpods, redes sociais)

Avaliação da qualidade no ciber-espaço no campo da promoção da saúde e desafios futuros e-health, comunicação electrónica e meta-informação.