Seminário de Investigação

Objectivos

No final os discentes deverão ser capazes de aplicar:

  1. Os princípios, métodos e técnicas de um protocolo de investigação em Saúde Pública.

  2. As etapas, plano geral, protocolo e relatório final, incluindo a questão de investigação, quadro conceptual, perguntam e objetivo, seleção do desenho e métodos adequados incluindo caracterização das variáveis a estudar face a uma pergunta concreta;

  3. A definição, identificação e seleção da população em estudo (ou amostra) utilizando diferentes técnicas, e população alvo;

  4. A discussão dos resultados da investigação e a validade interna e externa da mesma;

  5. As fases e aspetos da preparação do trabalho de campo da investigação em Saúde Pública, incluindo alternativas de resolução de obstáculos;

  6. Sistematizar as tarefas num cronograma, quantificar os custos decorrentes das atividades previstas e conhecer IGNOREes de financiamento;

  7. A apresentação do protocolo e relatório de uma investigação, incluindo aspetos práticos da preparação de manuscritos para publicação.

Caracterização geral

Código

9616

Créditos

8.0

Professor responsável

Alexandre Vieira Abrantes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 36

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Estar a frequentar o Curso de Mestrado em Epidemiologia, Bioestatística e Investigação em saúde.

Bibliografia

  • Greg Guest, Emily E. Namey, Editors: Public Health Research Methods. (Thousand Oaks, California: Sage, 2015.)

  • Kathryn H. Jacobsen. Introduction to Public Health Research Methods: a practical guide. (Burlington, MA: Jones & Bartlett Learning, 2012).

  • Creswell J.W.: Research Design: Qualitative, Quantitative and mixed methods approach. (Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2014

  • Bloomberg L.D., Volpe M. Completing your Qualitative Dissertation. (Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2012)

  • Bryan, A. Social Research Methods. 4th Edition. (New York, NY: Oxford University Press, 2008)

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

  • A unidade curricular é organizada de forma a apoiar os alunos na preparação dos seus protocolos de investigação.

  • Em cada sessão os alunos relatarão os progressos feitos nos respetivos protocolos, no que disser respeito ao tema de cada aula.

  • Os métodos de ensino são diferenciados de acordo com os conteúdos de cada sessão e cada protocolo, com ênfase em sessões teórico/prática e discussão em grande grupo.

  • A avaliação tem como base os seguintes parâmetros: a) Grau e qualidade da participação nas aulas (20%); b) apreciação do protocolo de investigação/trabalho de campo (80%)

Conteúdo

  1. Princípios e etapas da investigação em Saúde Pública.

  2. A questão de investigação em Saúde Pública - quadro conceptual.

  3. Os objetivos de uma investigação.

  4. Seleção do desenho de estudo e dos métodos adequados.

  5. Identificação da população em estudo; Técnicas de amostragem;

  6. Características conceptuais e operacionais das variáveis;

  7. Leitura, interpretação e discussão dos resultados de uma investigação, à luz do conhecimento existente. Validade interna e externa;

  8. As fases e os aspetos práticos do trabalho de campo de uma investigação em Saúde Pública;

  9. Cronograma e apreciação da exequibilidade de uma investigação;

  10. Orçamento de um processo de investigação. Fontes de financiamento para projetos de investigação em saúde;

  11. Preparação e apresentação de um protocolo de uma investigação em Saúde Pública, e do relatório dos resultados obtidos.

  12. Princípios e aspetos práticos da preparação de um manuscrito para publicação em revista da área biomédica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: