Métodos Qualitativos em Investigação Social e em Saúde
Objetivos
No final do módulo, os discentes deverão: (i) possuir conhecimentos e competências em métodos e técnicas de investigação científica que, em complemento da sua formação em investigação epidemiológica e em bioestatística, lhes garantam a autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio da saúde pública; (ii) saber identificar e descrever os principais passos, lógicos e cronológicos, do processo de investigação; (ii) saber utilizar criativa e criticamente algumas das técnicas mais usuais de recolha de dados, nomeadamente qualitativos, com destaque para as técnicas de grupo, discussão ou de consenso (Reunião, Delphi, Delbecq, Focus Group…), a entrevista, a observação participante, a história de vida, a análise de conteúdo, o estudo de caso, o questionário e as escalas de atitudes.
Caracterização geral
Código
9491
Créditos
3.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 34
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Frequência do mestrado em Saúde Pública ou do Curso de Especialização em Saúde Pública.
Bibliografia
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. – Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, California: Sage, 1994.
GRAÇA, L. – Guião para o desenho de um projecto de investigação. Lisboa: Departamento de Ciências Socias em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. 2012 . Working paper, . c.111 pp. (Textos, T 834. v24).
GRAÇA, L. – Guião para o desenho e redação de um questionário. Lisboa: Departamento de Ciências Socias em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa, 2012a. Working paper , c. 65 pp. (Textos, T 1069.v15).
GRAÇA, L. – A técnica de Grupo Nominal ou de Delbecq-Van de Ven. Lisboa: : Departamento de Ciências Socias em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa, 2012b. Working paper, 15 pp. (Textos, T 1467.v8).
GUERRA, I. – Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais: Principia, 2006, 95 pp.
Método de ensino
Téorico e teórico-prático, com apresentação oral e em powerpoint, (ii) Trabalho de grupo e individual, presencial e por e-learning), com recurso a exercícios específicos, centrados na construção ou na análise crítica de questionários, guiões de entrevista, grelhas de observação, escalas de atitide e outros suportes, bem como no análise de conteúdo ou no planeamento de um técnica de grupo.
A nota final resulta essencialmente de: (i) elaboração de um suporte de recolha e tratamento de dados (por ex., questionário, guião de entrevista, guião de grupo focal, grelha de observação, escala psicométrica), antecedido por uma pequena revisão bibliográfica centrada em questões teórico-metodológicas levantadas pelo problema em estudo; ou em alternativa, na análise crítica de um livro ou artigo de investigação social ou em saúde, com uma abordagem qualitativa (65%); (iii) ponderação da assiduidade e participação ativa durante o módulo, incluindo resposta a pequenos exercícios (sessões presenciais e à distância) (35%).
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
(i)Pesquisa bibliográfica: o ‘estado da arte’ sobre os principais temas e problemas metodológicos da investigação qualitativa no domínio da saúde e áreas afins, suas potencialidades e limitações; (ii) guião para o desenho de um projeto de investigação: da formulação da pergunta de partida ao planeamento do trabalho de campo (incluindo a escolha dos métodos e técnicas de recolha de dados); (iii) apresentação crítica dos principais métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados, com destaque para os qualitativos; (iv) desenho, redação, validação e aplicação de questionários, escalas de atitudes, guiões de entrevista, grelhas de observação e outros suportes para a recolha e tratamento de dados qualitativos; (iv) tratamento e apresentação de dados qualitativos.