Projeto de Tese
Objetivos
Saber discutir, de forma critica, a literatura científica na área especifica das ciências da saúde onde o estudante pretende fazer o seu trabalho de tese.
Desenhar, escrever e apresentar um projeto de investigação original e inovador para responder a uma hipótese ou problema científico na área especifica das ciências da saúde onde o estudante pretende fazer o seu trabalho de tese, incluindo uma detalhada abordagem experimental, calendário e "milestones" a atingir no projeto.
Saber avaliar, discutir e criticar construtivamente os outros projetos de tese apresentados pelos seus colegas, atuando como peer-reviewer.
Caracterização geral
Código
121002
Créditos
8
Professor responsável
Professora Doutora Maria Paula Borges de Lemos Macedo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Portuguese
Pré-requisitos
Bibliografia
A bibliografia será sobre tudo primária e secundária e utlizada por cada estudante de forma individualizada. No entanto, os estudantes poderão ser aconselhados pelos docentes sobre abordagem da literatura nos casos em que isso venha a ser necessário.
Método de ensino
A concretização dos objetivos da Unidade Curricular faz-se através de sessões consecutivas de apresentação e discussão do projeto de tese a ser desenvolvido por cada estudante. Da parte dos docentes envolvidos, pretende-se usar técnicas de Problem-based Learning intervindo apenas após os estudantes terem feito o seu trabalho e as suas críticas. Esta Unidade Curricular baseia-se, no entanto, no trabalho individual de cada estudante.
Método de avaliação
A avaliação será baseada no projeto final de tese que será avaliado quantitativamente por pelo menos 2
docentes.
Conteúdo
O programa é baseado no trabalho individual dos estudantes e tem como objetivo assegurar que os estudantes dispõem do acompanhamento necessário à elaboração do um projeto de tese de doutoramento original, inovador, praticável, ético e relevante.
Cabe ao estudante formular um plano de trabalhos que tendo como ponto de partida o estado atual do conhecimento, permita responder a uma pergunta científica bem definida. Deve selecionar os métodos e técnicas adequadas à abordagem proposta, assim como, antecipar os principais resultados a alcançar e o seu impacto.
O estudante chega a uma proposta final através de um método interativo de peer-review. Este inclui o orientador (se já selecionado) e o conjunto de docentes e estudantes desta Unidade Curricular. Assim, a Unidade Curricular desenvolve-se em sessões regulares de apresentação e discussão das propostas em que todos participam, ora como apresentadores, ora como peer-reviewers.
No final da Unidade Curricular, o estudante estará preparado para apresentar uma intenção de doutoramento.