Tese (Medicina/Biomedicina)
Objetivos
O objetivo desta unidade é o desenvolvimento de um projeto de investigação nas áreas relevantes do ciclo de estudos que sustentará uma Tese original a apresentar no fim do ciclo de estudos. O aluno deverá adquirir competências avançadas de investigação científica, incluindo: conhecimentos aprofundados na área científica do trabalho; a capacidade de formulação de hipóteses cientificamente válidas; o desenho de um trabalho de investigação original que permita testar as hipóteses e analisar de forma critica os resultados obtidos; e ainda a escrita, apresentação e discussão dos resultados obtidos na forma de artigos científicos e de uma Tese original.
Caracterização geral
Código
121003
Créditos
32
Professor responsável
Professor Doutor Miguel Pedro Pires Cardoso de Seabra
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Portuguese
Pré-requisitos
Bibliografia
Não existe a priori uma bibliografia principal à qual o aluno deve necessariamente recorrer. Cada aluno deve procurar a bibliografia adequada para o desenvolvimento do respetivo projeto e recorrendo em primeiro lugar às discussões com o orientador e coorientadores e a pesquisas bibliográficas sistemáticas.
Método de ensino
Tendo em conta que os conteúdos programáticos são específicos para cada projeto e que as necessidades de aprendizagem vão variando à medida da evolução do projeto, não é possível demonstrar uma ligação entre conteúdos programáticos pré-definidos e objetivos de aprendizagem, nem demonstrar essa coerência à priori. Perante situac¸o~es que impec¸am ou comprometam o cumprimento do plano inicialmente previsto, o aluno devera´ ser capaz de encontrar opc¸o~es alternativas para dar continuidade aos estudos, quer atrave´s da reformulac¸a~o da hipo´tese, quer encontrando perspetivas ou abordagens que contribuam para o avanc¸o do conhecimento na a´rea. No final da dissertac¸a~o o aluno devera´ ter adquirido as compete^ncias que lhe permitam entender o processo de investigac¸a~o, incluindo a adequac¸a~o da metodologia a` hipo´tese experimental, a importa^ncia da interdisciplinaridade e os constrangimentos e imprevistos que condicionam todo o processo de investigac¸a~o.
O 1º ano do curso tem características específicas pois engloba estudantes em situações diferentes que importa distinguir:
1. Os estudantes que têm um projecto de investigação e supervisor bem definido à entrada no ciclo de estudos e que pretendem desde logo maximizar o tempo dedicado a esse projeto, podem dedicar 100% do tempo a esse projeto.
2. Os estudantes que ainda não têm um projeto e supervisor bem definido à entrada no ciclo de estudos devem optar por um percurso individualizado e aprovado caso a caso pelo regente da UC que pode incluir rotações laboratoriais, estágios ou participação em estudos de investigação clínica ou epidemiológica, ou outras atividades similares.
Método de avaliação
Em qualquer dos casos, o estudante tem de apresentar um relatório final no último mês da UC que será objeto de avaliação.
Conteúdo
A unidade curricular é dedicada à realização do projeto de investigação e à escrita de uma Tese de doutoramento original que incidirá sobre um tema de investigação do interesse do aluno, tendo em conta a oferta e as áreas estratégicas de investigação da NMS|FCM. Num projeto de investigação original a evolução do programa de trabalhos não é completamente previsível porque depende dos resultados que vão sendo obtidos, por isso os conteúdos programáticos são necessariamente específicos para cada projeto e vão variando com a evolução do mesmo.