Inflamação Crónica

Objetivos

O objetivo desta Unidade Curricular é facultar ao estudante uma perspetiva integrada do papel central da inflamação crónicas em algumas das mais desafiantes doenças com relevância na atualidade onde se incluem as doenças reumáticas, doenças oculares, doenças neurodegenerativas e a própria sarcopenia.  Nesta Unidade Curricular dotará o estudante de um conhecimento profundo dos mecanismos biológicos (Linfócitos T e B, células dendriticas, células mesenquimatosas e várias moléculas) e suas complexas interações. O potencial de novas metodologias de investigação na melhoria do conhecimento atual e na identificação de novos alvos terapêuticos sera abordado abrindo a um aperspetiva para evoluirmos dos fármacos que dispomos desde há longa data (anti-inflamatórios não-esteroides) que permitem aliviar sintomas aos fármacos modificadores da evolução da doença e aos novos biotecnológicos.

Terá também como objetivo a melhoria da capacidade crítica dos alunos através da apresentação de artigos científicos em sessões de “Journal Club”.

Caracterização geral

Código

121005

Créditos

3

Professor responsável

Professor Doutor Fernando Manuel Pimentel dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Portuguese

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·         Chronic Inflammation: Molecular Pathophysiology, Nutritional and Therapeutic Interventions- Edited by Sashwati Roy, Debasis Bagchi, Siba P. Raychaudhuri- CRC Press, 2016, 1st Edition

·         Inflammation From Molecular and Cellular Mechanisms to the Clinic. Edited by Jean-Marc Cavaillon and Mervyn Singer. Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA, 2018. (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/9783527692156.fmatter)

·         Artigos científicos e outros materiais de apoio.

Método de ensino

O tempo letivo (80%) será ocupado com a lecionação dos conteúdos programáticos sob a forma de seminários, apresentados por clínicos e investigadores básicos, com o intuito de apresentar o State-of-the-art e os principais tópicos de investigação. Todo o material de suporte será disponibilizado aos alunos.

Parte do tempo letivo (20%) será dedicado à apresentação e discussão de artigos científicos e de propostas de investigação na área da inflamação. Os artigos são fornecidos pelo docente como complemento dos temas do conteúdo programático. As apresentações dos artigos e dos projetos de investigação serão realizadas pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será feita mediante apresentação/discussão dos artigos em grupo (50% da nota) e do projeto de investigação de forma individual (50% da nota).

Conteúdo

-    Introdução;

-    Mecanismos associados a inflamação crónica, impacto e abordagens terapêuticas- Hot topics e perspetivas futuras;

-    O contributo de diferentes sub-tipos celulares na inflamação:

o   Células dendriticas, cross-talk complexos entre órgãos e sistema imune; possibilidade de imuno terapia;

o   Células mesenquimatosas (embrionárias e adultas), riscos e possibilidades em medicina regenerativa.

o   Células B e células B regulatórias, potencial interesse em diagnóstico e terapêutica.

o   Células T e células T regulatórias, perfil de citocinas e implicações nas doenças crónicas.

-    Inflamação e contributo para a sarcopenia; Assinatura inflamatória, impacto e novas abordagens terapêuticas;

-    Inflamação Ocular, desafios clínicos e novas possibilidades terapêuticas;

-    Consequências cognitivas da inflamação crónica; doenças neurodegenerativas e inflamação;  

-    Abordagens Omic e inflamação; novas perspectivas, novos alvos terapêuticos. O contributo para a medicina personalizada.

-    Journal club e propostas de investigação centradas na inflamção crónica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: