Doenças Crónicas e Envelhecimento
Objetivos
Esta disciplina pretende dar uma visão aprofundada do conhecimento atual das bases genéticas, moleculares e celulares das doenças crónicas e envelhecimento, assim como, de algumas doenças raras. Esta Unidade Curricular abordará o estudo dos mecanismos genéticos, bioquímicos e celulares envolvidos em cada doença, e também a metodologia e os instrumentos utilizados na investigação científica fundamental atual. Também será abordado o impacto clínico destas doenças, assim como, a investigação clínica existente, ensaios clínicos, investigação em novos biomarcadores e o uso de amostras humanas de pacientes. Será transmitida a importância da investigação translacional com o objetivo de desenvolver novas abordagens terapêuticas e novas estratégias de diagnóstico e prognóstico. Dar-se-á relevância à importância da interação entre a investigação fundamental e clínica. Desta forma, os docentes responsáveis pela Unidade Curricular serão investigadores fundamentais e clínicos, e cada tema será abordado nas duas perspetivas.
Caracterização geral
Código
121008
Créditos
3
Professor responsável
Professora Doutora Susana Santos Lopes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Portuguese
Pré-requisitos
Bibliografia
Devido à enorme variedade de doenças abordadas no curso, a principal fonte de referências será a MedLine, PubMed e Google Scholar.
Método de ensino
Dois terços das aulas serão ocupados com o ensino do conteúdo programático, sendo disponibilizados aos alunos todos os slides utilizados nas mesmas. Haverá também uma importante componente de apresentação de seminários de investigação proferidos por investigadores conceituados neste campo.
Um terço das aulas será ocupado com apresentações de trabalhos práticos (journal clubs) realizados pelos alunos de forma a melhor compreenderem e visualizarem as metodologias de trabalho e investigação em Saúde Humana, Doenças Crónicas e Envelhecimento. Os alunos deverão apresentar e discutir artigos científicos diversos fornecidos pelo docente.
Método de avaliação
A avaliação será feita mediante a apresentação de artigos científicos (60%), e participação nas aulas e na apresentação dos artigos dos colegas (40%).
Conteúdo
A Unidade Curricular de Doenças Crónicas e Envelhecimento terá a duração de 7 semanas em horário pós-laboral com um total de 3ECTS. O conteúdo programático terá como base o estudo das seguintes doenças: oncológicas; pré-diabetes, diabetes e doenças metabólicas; ciliopatias, doenças raras, doenças neurodegenerativas e isquemia cerebral; doenças sensoriais e doenças cardiovasculares. Estas diversas patologias serão abordadas nas suas várias vertentes e perspetivas: (i) os mecanismos genéticos, bioquímicos e celulares atualmente conhecidos e descritos na literatura; (ii) o uso de modelos experimentais como abordagens in vitro, cultura celular, modelos animais, ou modelos biomatemáticos; (iii) a investigação clínica e (iv) investigação translacional para o potencial desenvolvimento de novas terapias e estratégias de diagnóstico e prognóstico. Por fim, será exemplificada a importância da interação entre a investigação clínica e a fundamental para o avanço da Ciência e o desenvolvimento da Medicina.