Introdução à redação e à publicação científica

Objetivos

No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

1.       Fazer a distinção entre redação científica e redação não científica e reconhecer o valor importante das revistas científicas de publicação periódica na divulgação das redações biomédicas de índole científica.

2.       Descrever os tipos de artigo presentes nas revistas científicas de publicação periódica, a sua função, a sua estrutura e as suas secções particulares.

3.       Preparar adequadamente um manuscrito destinado a ser submetido para publicação numa revista científica de publicação periódica.

4.       Conduzir de forma eficiente a interação com os editores e revisores das revistas científicas durante o processo de revisão dos manuscritos, com vista à publicação final.

5.       Os alunos, durante o período em que decorre a unidade curricular, poderão ser apoiados pelos docentes no planeamento e na redação um artigo científico da sua própria autoria.

Caracterização geral

Código

11200

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Pedro Escada

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

1.       Hall GM (Editor): How to write a paper. BMJ Books, Fourth Edition, 2008. ISBN 978-1-4051-6773-4.

2.       Bhandari M, Joensson A. Getting your research paper published. Thieme, 2011. ISBN 978-3-13-149991-2.

3.       Browner W. Publishing and presenting clinical research. Lippincott Williams & Wilkins, Second Edition 2006. ISBN 978-07817-9506-7.

4.       Taylor R. The clinician’s guide to medical writing. Springer, 2005. ISBN 0-387-22249-9.

5.       Serrano P. Redação e apresentação de trabalhos científicos. Relógio D'Água, 2ª Edição, 2004.

6.       Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. McGraw Hill, Second Edition, 1999. ISBN 0-07-154.

7.       Rogers S. Mastering scientific and medical writing. A self-help guide. Springer, 2007. ISBN 103-540-34507-8.

8.       Ribes R, Ros P. Medical English. Springer, 2006. ISBN 978-3-540-25428-7.

9.       Hames I. Peer review and manuscript management in scientific journals. Blackwell Publishing, 2007. ISBN 978-1-4051- 3159-9.

10.    http://www.icmje.org/recommendations/

11.    EndNoteÒ (software para gestão e edição de referências bibliográficas).

Método de ensino

A unidade curricular decorrerá no 2º semestre, de 22 de Fevereiro a 22 de Junho, em regime de b-learning (blended-learning), associando a atividade presencial (aulas teórico-práticas e aulas práticas que consistirão em exercícios realizados em grupo e na elaboração de um projeto de aprendizagem: um manuscrito destinado à publicação) a um conjunto muito diverso de exercícios realizados em formato de e-learning, no Moodle da Faculdade de Ciências Médicas.

Método de avaliação

A classificação final será obtida pela ponderação das seguintes classificações parcelares:

Participação nas aulas e nos exercícios em regime de e-learning

35%

Teste de avaliação Intercalar (open book e online)

25%

Redação de um manuscrito (trabalho de grupo)

40%

Conteúdo

1.       Tipos de redação médica.  As revistas científicas de publicação periódica. Funções das revistas científicas. Razões e motivações para a publicação.

2.       Tipos de artigo científico nas revistas de publicação periódica.

3.       Estrutura dos artigos científicos.  A estrutura IMRAD. Título e resumo dos artigos científicos.

4.       Autoria dos artigos científicos. Ética em publicação científica. Estilo e gramática.

5.       Referências bibliográficas.

6.       Preparação dos manuscritos. ICMJE Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals.

7.       Revisão dos artigos científicos: o processo de submissão e o processo de revisão pelos pares ou peer review.

8.       Bibliometria.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: