Sociologia e História da Alimentação
Objetivos
Esta unidade curricular pretende fornecer aptidões para a compreensão do fenómeno alimentar em toda a sua complexidade.
No final da unidade curricular o estudante devera ter conhecimentos sobre:
a) A evolução das práticas alimentares da Humanidade das origens à atualidade;
b) O corpo e a saúde como construção social. Principais conceitos sociológicos relevantes para a análise dos condicionantes sociais no processo saúde-doença e sua relação com a alimentação na sociedade contemporânea.
c) O ato alimentar e os hábitos alimentares adquiridos no processo de socialização.
Caracterização geral
Código
41002
Créditos
3
Professor responsável
Prof.ª Doutora Mónica Sousa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Myers, D. Social Psychology - 7th edi. MaGraw-Hill. Boston, 2002
Toussaint-Samat, M. A History of Food. WileyBlackwell. 2008
LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. Petrópolis. Vozes, 2006.
POULAIN, Jean Pierre. Sociologias da Alimentação: Os comedores e o espaço social alimentar. Florianópolis: UFSC, 2004.
SANTOS, Ligia Amparo da Silva. O corpo, o comer e a comida. Salvador: EDUFBA, 2008.
CONTENTO, Isobel R. Nutrition Education. 3rd edition. Jones and Bartlett Publishers. Burlington, 2015.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas: duas aulas teóricas semanais de carácter expositivo com a duração de 50 min cada. Sessões em colaboração com docentes convidados da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Método de avaliação
A avaliação tem um exame final, quantificado entre 0 e 20 valores.
Conteúdo
1) O contributo da história da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano:
a Alimentação Primitiva; o fogo e os primeiros utensílios culinários; a cozinha primitiva e as primeiras técnicas culinárias; da antiguidade aos descobrimentos;
a globalização e o intercâmbio de culturas; aspetos sociais e religiosos para a instalação de tradições
a invenção do restaurante e a massificação do turismo; os livros, e a crítica; a evolução face à tradição; as novas cozinhas, a moda e a comunicação
2) O corpo: o corpo no modelo biomédico: elementos históricos; as classes sociais e o uso do corpo; o culto ao corpo; construção do saudável e do patológico: um processo e suas dimensões.
3) O ato de alimentar: considerações sociológicas sobre a dieta, o comer e a comida; as classes sociais e os regimes alimentares; a alimentação e construção de identidades; o espaço social alimentar e os modelos alimentares; mudar hábitos alimentares: compreender o significado do comer.