Produção Primária de Alimentos
Objetivos
No final da unidade curricular o estudante deverá ser:
a) Saber o que é agricultura e saber descrever sistemas de produção (agricultura tradicional, agricultura industrial, produção integrada, modo de produção biológico, agricultura de precisão).
b) Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade. Conhecer a relevância social e económica da agricultura enquanto gestora de recursos naturais.
c) Conhecer as operações gerais das culturas incluindo a preparação do solo, sementeira ou plantação, fertilização, rega, poda, tutoragem, proteção fitossanitária e colheita. Conhecer a linguagem técnica e científica da agronomia.
d) Descrever os diferentes tipos de sistemas de exploração utilizados na cadeia de produção animal. Avaliar os possíveis impactos das técnicas de maneio aplicadas, sobre as características de índole qualitativa dos produtos de origem animal.
Caracterização geral
Código
41003
Créditos
5.5
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Oliveira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
· Aguiar, Ana; Costa, Cristina Amaro da; Godinho, Maria do Céu; Produção Integrada, SPI, 2005. ISBN: 972-8589-51-4
· Almeida, D. 2006. Manual de Culturas Hortícolas, Volume 1. Editorial Presença (ISNB 972-23-3551-0)
· Almeida, D. 2006. Manual de Culturas Hortícolas, Volume 2. Editorial Presença (ISNB 972-23-3568-5)
· Amaro, P. (2003) A protecção integrada. ISBN 972-8669-10-0, 446pp
· Avillez, F. (2015). A Agricultura Portuguesa. Ed. FFMS, 114p.
· Baptista, Fernando (2010), O espaço rural: declínio da agricultura, Lisboa, Celta (parte II. A Transição Rural), pp 93-184
· Fragata, António (2003), Da qualidade dos produtos agrícolas tradicionais: elementos para a sua elaboração social e técnica, em José Portela e João C. Caldas, Portugal Chão, Lisboa, Celta, pp. 449-462
· Funt, R. C. and Hall, H. K. (2013). Raspberries. CABI, Wallingford, UK, 288 pp. (ISBN: 9781845937911)
· Jervis, M. & Kidd, N (1996) Insect natural enemies. Practical approaches to their study and evaluation. Chapman & Hall. ISBN 0412399008. 491pp
· Lencastre, A. e F. Franco. 1984. Lições de Hidrologia. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de ciências e Tecnologia. Monte da Caparica.
· LQARS (2006). Manual de Fertilização das Culturas. INIAP Laboratório Químico Agrícola Rebelo da Silva (Ed.). Lisboa, ISBN 978-989-95131-0-5, 282 pp.
· Manuel Agustí e Manuel Agustí Fonfria (2010). Fruticultura Mundi-Prensa, 507 pp.
· Mourão, I.M. (ed.) 2007. Manual de Horticultura no Modo de Produção Biológico. Projeto PO AGRO DE&D -747 (ISBN 978-972-97872-2-5)
· Pereira LS; Necessidades de Água e Métodos de Rega, Publ. Europa-America, Lisboa, 2004
· Speding, R; An introduction to agricultural systems, Elsevier, Londres, 1988
· OECD, 2015. OECD Principles on Water Governance. OECD Ministerial Council Meeting. 4 June. Daegu.
· Rosário, L. 2004. Indicadores de desertificação para Portugal Continental. Direcção-Geral dos Recursos Florestais. Núcleo de Desertificação. Lisboa, 65 p.
· Buxadé, C. (1996). Zootecnia, Base da Producción Animal. Vol I a XIII. Ediciones Mundi-Prensa, Castelló 37, 28001 Madrid, España.
· Neimann-Sorensen, A. 1992 (Ed.). Beef Cattle Production. Elsevier, Amesterdam, NL.
· Webster, J. (1997). Understanding the dairy cow. CABI Puplishing. Wallingford. UK.
· Taylor, R. E. (2001) Scientific Farm Animal Production: An Introduction to Animal Science - Textbook Only Hardcover.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas (T) - 2 aulas T semanais de carácter expositivo com a duração de 50 min cada; 1 aula semanal de 2 h que poderá ser teórico-práticas (TP) ou trabalho de campo (TC), em turmas com um máximo de 15 alunos. As aulas de TC decorrerão na sede do INIAV em Oeiras e poderão também incluir visitas de estudo, e em salas de aula quando se efetuam os estudos de caso. A UC contará com a colaboração de docentes das diferentes Unidades de Investigação do INIAV.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente prática e um exame final (0-20). A avaliação prática é contínua (40%) e tem em conta os critérios: performance e assiduidade dos alunos; qualidade dos relatórios apresentados; atitude e conhecimentos demonstrados pelo aluno; e a apresentação de estudo de caso. O exame final corresponde a (60%), de escolha múltipla e tem por objeto toda a matéria lecionada. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas e a que a nota das práticas seja pelo menos 9,5.
Conteúdo
1)Produção Vegetal
1.1) Sistemas de agricultura (objetivos, princípios, regulamentação, certificação)
1.2) Agricultura tradicional e industrial
1.3) Sistemas de agricultura sustentável (produção integrada, modo de produção biológico, agricultura de precisão) e outros sistemas (agricultura biodinâmica, permacultura)
1.4) Estudos de caso (objetivos, comercialização, regulamentação, estratégias de controlo de pragas e doenças)
1.5) Introdução à horticultura e fruticultura: conceitos, importância do setor, tendências, desafios
1.6) Instalação das culturas: seleção da cultura e modo de produção, seleção e caraterização do local de instalação, preparação do terreno, instalação da cultura
1.7) Culturas protegidas: tipologias, condicionamento ambiental em estufas: objetivos e importância, ferramentas disponíveis
2)Produção Animal
2.1) Caracterização da produção primária em Portugal
2.2) Produção animal como unidade primária
2.3) Planeamento produtivo
2.4) Importância do controlo da alimentação animal na segurança dos alimentos