Comunicação em Saúde
Objetivos
a) adquirir capacidades para recolher informação de qualidade em saúde
b) adquirir capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação em saúde
c) adquirir conhecimentos ao nível da escrita científica e comunicação de ciência entre pares
d) adquirir competências interpessoais para uma comunicação mais eficaz na relação com os utentes e no contexto de uma equipa multidisciplinar
e) aprender técnicas de comunicação que sejam facilitadoras da mudança comportamental em saúde
f) reconhecer os diferentes meios e ferramentas de comunicação
g) identificar as novas ferramentas e estratégias de comunicação
h) adquirir capacidades para a divulgação de informação em saúde nos media
i) consciencializar para a importância de inovar e da criatividade nas estratégias de comunicação que pretendem informar e influenciar comportamentos em saúde
j) adquirir conhecimentos mínimos e compreensão das estratégias comunicativas das instituições de saúde e de investigação
Caracterização geral
Código
41011
Créditos
5
Professor responsável
Prof.ª Doutora Catarina Durão
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
- Dean, Cornelia (2009). Am I making myself clear? A scientists guide to talking to the public, Harvard: Harvard UP.
- Coiera, E.; Parker, J. Improving Clinical Communication: a view from Psychology. Journal of the American Medical Informatics Association. Vol. 7, nº 5. Set.-Out. 2000; 453-461.
- Teixeira, José A. Carvalho Comunicação em saúde: relação entre técnicos de saúde-utentes. Análise Psicológica, Set. 2004, Vol. 22, nº3. 615-620.
- Academy of Nutrition and Dietetics. Practive Paper of the Academy of Nutrition and Dietetics: Communicating Accurate Food and Nutrition Information.
- Gregory, D.M., Cohen, N.L., Fulgoni, V.L., Heymsfield, S.B. and Wellman, N.S. From nutrition scientist to nutrition Communicator: why you should take the leap. The American Journal of Clinical Nutrition. 2006; 83: 1272-5.
- Hallahan, K., Holtzhausen, D., van Ruler, B., Vercic, D. & Sriramesh, K. (2007) 'Defining Strategic Communication', International Journal of Strategic Communication, 1 (1): 3-35.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas (TP): 1 aula teórica semanal de carácter expositivo com a duração de 50 min e 1 aula teórico-prática semanal de 2,5 h, em turmas com um máximo de 20 alunos. As aulas TP são distribuídas em 3 módulos de 4 a 5 sessões teórico-práticas (Mod 1pesquisa e recolha de informação; Mod 2Sistematização da informação e sua transmissão entre pares; Mod 3Divulgação de informação em saúde para o público em geral) onde são realizados trabalhos em grupo.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente prática e um exame final, quantificados entre 0 e 20 valores. A avaliação prática é contínua, (40%), e tem em conta: performance e assiduidade dos alunos; qualidade dos trabalhos práticos e atitude e conhecimentos demonstrados. O exame final (60%), é de escolha múltipla. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas e a que a nota da componente prática seja pelo menos 9,5. Para aprovação à UC, é exigida 9,5 valores no exame final.
Conteúdo
I Pesquisa e gestão da informação na área das ciências da nutrição (CN)
Fontes de informação em CN
Gestão da informação em ciência e gestão de referências bibliográficas
II Comunicação na área CN - comunicação entre pares
Escrita científica tipo de linguagem e estrutura de artigos
Comunicação oral de ciência entre pares
Competências comunicacionais em equipas multidisciplinares
III A comunicação no contexto clínico
Competências interpessoais na relação com os técnicos de saúde utentes
Entrevista clínica
IV A comunicação e divulgação de informação para o público em geral
Sociedade de informação e o desafio da comunicação na área das CN
Estratégias de comunicação
Novas estratégias e ferramentas de comunicação para os profissionais de saúde
A divulgação de informação na área das CN para os media
V Comunicação estratégica em saúde
A importância da comunicação nas relações internas e externas das instituições de saúde e de investigação
Estratégias de comunicação digital em saúde