Morfologia II

Objetivos

O principal objetivo geral do ensino-aprendizagem da Morfologia II é a aquisição dos conhecimentos morfológicos essenciais, dotando o futuro Nutricionista da capacidade para a sua aplicação.
No domínio dos conhecimentos específicos salienta-se o conhecer e utilizar a nomenclatura das estruturas do corpo Humano, identificando e descrevendo as mesmas estruturas.
No domínio das capacidades destacam-se as capacidades de observação, descrição, estruturação ou esquematização dos conhecimentos e integração dos mesmos, estimulando o espirito crítico e criativo, de modo a facilitar a aprendizagem autónoma e o trabalho em grupo.
No domínio das atitudes reconhecer a importância da Morfologia na formação do Nutricionista.

Caracterização geral

Código

41015

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Diogo Pais

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Bibliografia de base (adoptada)

* Gray’s Anatomy for Students –  Richard Drake  – 3rd Edition – Churchill Livingstone
* Anatomia Humana da Locomoção – J. A. Esperança Pina – 4ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana dos Órgãos – J. A. Esperança Pina – 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana do Coração e Vasos – J. A. Esperança Pina – 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana da Relação – J. A. Esperança Pina – 4ª edição – Elsevier
* Atlas of Human Anatomy – Frank H. Netter – 7th Edition – Artmed, Editora.
* Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas – Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Woodford – 6th Edition – Elsevier
* Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology – Michael H. Ross, Wojciech Pawlina – 7th Edition – Wolters Kluwer
* Human Embryology and Developmental Biology – Bruce M. Carlson – 5th edition – Elsevier

Método de ensino

1) Aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo com duração não superior a 50 minutos.
2) Aulas práticas: Aulas em que há uma interacção e cooperação directas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos como por exemplo a análise de peças anatómicas e apresentação e discussão de casos, ou demonstrações experimentais. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma.

Método de avaliação

Formas de avaliação:
1. Avaliação Prática Contínua: 40%
2. Prova Intercalar escrita 20%
3. Exame Final escrito 40%

Conteúdo

1) PELE E GLÂNDULAS ANEXAS
2) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DA CABEÇA E PESCOÇO: Osteologia e artrologia da cabeça; Miologia da cabeça e do pescoço; Vascularização da cabeça e pescoço; Osteologia e artrologia da coluna vertebral; Miologia do dorso.
3) MORFOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO: Desenvolvimento do sistema nervoso; Histologia do sistema nervoso; Encéfalo; Nervos Cranianos; Medula Espinhal; Nervos Espinhais; Vascularização do sistema nervoso central; Órgãos dos sentidos; Sistema nervoso autónomo.
4) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DA CAVIDADE PÉLVICA: Pelve em geral; Miologia da região glútea; Anatomia e Histologia do Sistema Urinário; Desenvolvimento do Sistema Urinário; Anatomia e Histologia do Sistema Reprodutor Masculino; Anatomia e Histologia do Sistema Reprodutor Feminino; Desenvolvimento do sistema reprodutor; Períneo; Vascularização da cavidade pélvica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: