Bromatologia
Objetivos
No final da unidade curricular é esperado que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e experimentais, para a interpretação e prática de análises químicas de alimentos, identifiquem os diversos fatores envolvidos nessa análise e possíveis interferentes.
Deverão ter:
a) conhecimento e destreza laboratorial para executar analise e o controlo de qualidade de produtos para consumo humano.
b) conhecer a composição/análise química dos produtos alimentares essenciais,
c) adquirir a capacidade para interpretar e comunicar o valor nutricional de um alimento com base na composição química, tanto a especialistas na área dos alimentos como ao consumidor,
d) conhecer as questões mais prementes relacionadas com a segurança dos alimentos no que respeita à presença de contaminantes e a repercussão que têm na saúde do nosso organismo quando os ingerimos.
Caracterização geral
Código
41021
Créditos
4
Professor responsável
Prof.ª Doutora Ana Faria
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Belitz Hans-Dieter; Food chemistry. ISBN: 3-540-40818-5
Vaclavik, Vickie; Essentials of Food Scienc, ISBN 978-0-387-69940-0
D Schrenk, Chemical Contaminants and Residues in Food, ISBN 9780857090584
NIELSEN S.S. Food Analysis. 2010, ISBN: 978-1-4419-1477-4
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas e práticas: duas aulas teóricas semanais de carácter expositivo com a duração de 50 min cada: uma aula prática semanal de 2 hrs, em turmas com um máximo de 15 alunos. As práticas são realizadas em laboratórios preparados para o efeito.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente prática e um exame final, quantificados entre 0 e 20 valores. A avaliação prática é contínua, corresponde a 40% da nota final, e tem em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos; qualidade dos relatórios práticos; atitude e conhecimentos demonstrados pelo aluno; e um teste prático. O exame final corresponde a 60% da nota final, é de escolha múltipla e tem por objeto toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e práticas. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas e a que a nota das práticas seja pelo menos 9,5.
Conteúdo
1. Análise de produtos alimentares conceitos gerais
2. Técnicas analíticas mais usadas na análise de produtos alimentares volumetrias, métodos espectrofotométricos, cromatografia.
3. Colheita de amostras e análise.
4. Métodos de extração e purificação.
5. Metodologias gerais de análise determinação de humidade, cinzas, proteína e gordura total, açúcares totais e fibra alimentar.
6. Cálculo e discussão da composição teórica e química.
7. Metodologias analíticas usadas na avaliação global da qualidade de alguns alimentos (lacticínios, ovos, carne, pescado, produtos à base de cereais e bebidas alcoólicas).
8. Legislação nacional e comunitária e estratégia analítica para a determinação quantitativa de contaminantes [resíduos, pesticidas, promotores de crescimento e das embalagens] em alimentos.