Saúde Pública

Objetivos

As principais finalidades de aprendizagem são:
• Adquirir noções básicas de Saúde Pública.
• Identificar e caracterizar problemas relevantes em Saúde Pública e Nutrição, em Portugal e no Mundo
• Reconhecer e hierarquizar as necessidades de saúde de indivíduos, grupos e comunidades.
• Conhecer as dinâmicas da doença e a sua história natural, as fontes de dados e os principais tipos de estudo epidemiológico e a medição dos dados.
• Definir estratégias adequadas e pertinentes que contribuam para a promoção de saúde e para o controlo dos principais problemas de saúde.
• Em cada aula teórico-prática, cada grupo de quatro/cinco alunos elaborará, sobre um tema proposto no binómio Saúde Pública / Nutrição, um trabalho em linguagem adaptada a diferentes contextos, sobre o tema, que apresentará no suporte adequado ao contexto.

Caracterização geral

Código

41022

Créditos

4

Professor responsável

Prof. Doutor Luís Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• Essentials of Epidemiology in Public Health. Aschengrau A. e Seage III GR, 2008 Jones and Barthett Publishers
• Epidemiology,  Gordis L  Elsevier 2019
• Precaution Prevention and Public Health Ethics, J Med and Philosophy 2004  29  3,  313-332
• A Code of Ethics for Public Health  Am J Public Health 92, 7, 1057-1059 July 2002
• Haupt A and Krane TT. Population handbook, 5th ed, 2004
• INE. Projecções da população residente 2012-2060
• http://www.thecochranelibrary.com/view/0/AboutTheCochraneLibrary.html#CDSR   
• WHO (2009). Milestones in Health Promotion: Statements from Global Conferences.  
• Maxwell NI. Understanding Environmental Health. JB Learning. 2 nd Ed
• Saracci, R. Intoducing the history of epidemiology.Oxford University Press, 2001. 1-19.
• CDC. Principles of Epidemiology in Public Health Practice. An Introduction to Applied Epidemiology and Biostatistics. 3.Ed
• "sites" sobre Public Health and Nutrition

Método de ensino

Aulas teóricas 
Aulas teórico-práticas (integram uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos) com elaboração e apresentação de trabalhos de grupo em cada aula. Com avaliação contínua.

Método de avaliação

a) Avaliação:
A – Elaboração e apresentação de trabalhos em cada aula TP
 Valorizado em 40% da nota final, i.e., 8 em 20 valores. Em cada semana o trabalho é valorizado até 20 em 20 valores. Estão previstos 12 trabalhos no semestre.
B -Teste com 15 questões de escolha múltipla e/ou questões de resposta curta  e uma questão de desenvolvimento– valorizado em 60% da nota final, i.e, 12 em 20 valores.
2 ª época, melhorias de nota e época especial - prova oral com toda a matéria.

b) critérios 
Presença às aulas teóricas e práticas, obrigatória em pelo menos 80%; existe registo da assiduidade.
Apresentações dos trabalhos de grupo - condição necessária à frequência e avaliação da disciplina.
Alunos de regimes especiais que não frequentaram as aulas teórico-práticas: elaboração de trabalho escrito sobre um tema do binómio Nutrição/Saúde Pública e prova oral .
Época especial e melhorias de nota -prova oral

Conteúdo

Saúde Pública (SP) - visão global e princípios gerais; saúde, desenvolvimento e determinantes sociais
Multidisciplinaridade, transversalidade e investigação; direitos humanos, responsabilidade individual, cidadania, lei e justiça social
População e saúde: dinâmicas populacionais - envelhecimento   
Indicadores de saúde e introdução à investigação em SP 
Revisão de Epidemiologia descritiva, estudos ecológicos, sistemas de saúde
Promoção de Saúde
Migrações e saúde
Epidemias; Doenças infecciosas transmissíveis e Crónicas (D. neoplásicas) 
Ética da SP
Catástrofes e SP 
Genética/ diabetes - as abordagens da SP
Ambiente e saúde-Alterações climáticas     
Qualidade e serviços de saúde
Grandes questões da nutrição e da SP contemporânea
Rastreios, Testes de Rastreio e de Diagnóstico   
Vigilância Epidemiológica (D. transmitidas pela água e alimentos)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: