Metodologias de Investigação

Objetivos

Os estudantes, nesta UC, tomam contacto com o método científico e com as várias opções de modelos experimentais em ciências da vida/saúde. Devem ficar capazes de (1) identificar e decidir, de acordo com o problema em causa, qual o melhor modelo a estudar; (2) conhecer e trabalhar qualquer um dos modelos, conhecendo as regras, a ética, as vantagens, mas também as limitações de cada metodologia; (3) reconhecer as formas de divulgação científica; (4) entender a metodologia científica qualitativa como instrumento da prática profissional; (5) compreender os resultados e análises presentes na comunicação científica

Caracterização geral

Código

41025

Créditos

5

Professor responsável

Prof.ª Doutora Cláudia Sofia Fonseca Marques

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

· Julie A. Lovegrove (Editor), Leanne Hodson (Editor), Sangita Sharma (Editor), Susan A. Lanham-New (Editor) March 2015, ©2014, Wiley-Blackwell Nutrition Research Methodologies

· Artigos atuais da temática

Método de ensino

Os conteúdos programáticos serão apresentados em 1 aula teórica de 1h por semana e numa aula de trabalho teórico prático com a duração de 2,5h/semana, em pequenos grupos de 10-15 alunos.

Método de avaliação

Avaliação: Esta UC tem uma componente de avaliação contínua que decorre ao longo das aulas TP. Nestas aulas o estudante é confrontado com a aplicação dos conhecimentos transmitidos ao longo das aulas T. Nestas aulas TP serão também apresentados artigos científicos para discussão. Nesta UC os estudantes são confrontados com a apresentação de problemas e o estudante deve apresentar propostas de resposta com desenho de estudos experimentais, fundamentando.

Conteúdo

Módulo 1

Método científico em Ciências da Nutrição;

Modelo experimental animal (Rato, Ratinho ou outros) – requisitos, vantagens e desvantagens dos modelos. Modelos animais mais usados para as doenças metabólicas: animais knockout, transgénicos, doença induzida pela dieta, entre outros;

Modelo experimental de culturas de células ou de tecidos;

Investigação de translação em Nutrição.

Módulo 2

Apresentação e discussão da LIC (Lei de Investigação Clínica). Particularidades em estudos clínicos de Nutrição;

Regulamentação europeia para alegações nutricionais e de saúde;

Desenho de estudos clínicos em nutrição: leges artis. Particularidades de desenho experimental (estudos de intervenção e de observação).

Módulo 3

Particularidades éticas e deontológicas nestes estudos;

Registo do estudo clínico. Aprovação por Comissão de Ética Competente;

Estudos clínicos e Comissão Nacional de Proteção de Dados. Módulo 4 A escrita científica;

A divulgação da ciência;

O exercício da profissão baseado na evidência.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: