Ferramentas de Gestão em Alimentação

Objetivos

a) Demonstrar uma perspetiva global da gestão das organizações.

b) Identificar e aplicar os instrumentos de apoio à tomada de decisão nas áreas de atuação do Nutricionista.

c) Caraterizar o conceito de Serviço nas áreas da Nutrição e Alimentação e a sua visão estratégica.

d) Diferenciar e discutir os fatores críticos de desenvolvimento das organizações e da atividade do Nutricionista (caraterísticas, segmentação e conceptualização do negócio).

Caracterização geral

Código

41029

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Conceição Calhau

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

· Santos, A.J.R., Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Escolar Editora, 2008. ISBN 9789752922293.

· Goleman, Daniel, Inteligência Emocional, 12ª edição, Temas & Debates, 2003.

· Thomas, Neil, O melhor de John Adair sobre Liderança e Gestão, Publicações Europa-América, 2009.

· Lencioni, Patrick, Os 5 Desafios das equipas, Uma fábula sobre liderança, 2ª edição, Editora Campus, 2009.

· Parreira, M., Liderança – A Fórmula Multiplex, Edições Sílabo, 2010.

· Alexander, Caroline, O Endurance, Encurralados no gelo, Planeta Manuscrito, 2014.

· Tzu, Sun, A Arte da Guerra, Edições Sílabo, 2006.

· Osterwalder, Alex; Pigner, Yves; Bernarda, Greg; Smith, Alan, Criar propostas de valor, Publicações D. Quixote, 2015

Método de ensino

A UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas: 1 aula teórica semanal de carácter expositivo com a duração de 60 min e 1 aula teórico-prática semanal de 1,5 horas, em turmas com um máximo de 15 alunos. Nas aulas teórico-práticas são desenvolvidos trabalhos de grupo e/ou individuais.

Método de avaliação

A avaliação tem uma componente prática e um exame final, quantificados entre 0 e 20 valores. A avaliação prática é contínua, corresponde a 40% da nota final, e tem em conta os seguintes critérios: assiduidade dos alunos; qualidade dos trabalhos práticos e conhecimentos demonstrados pelo aluno. O exame final corresponde a 60% da nota final e tem por objeto toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e teórico-práticas. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas e a que a nota da componente prática seja pelo menos 9,5. Para aprovação à UC, a classificação mínima de 9,5 valores é também exigida no exame final.

Conteúdo

I. As organizações.

· Conceitos e objetivos de uma organização

· Caraterização de uma estrutura organizacional

· O ciclo de vida de uma organização

II. Conceito de serviço

· Definição dos conceitos de serviço e liderança

· Importância dos líderes e o seu papel

· Principais teorias sobre liderança

· Estilos de liderança

· Liderança vs gestão

· Liderança e desenvolvimento de equipas

· Motivação vs satisfação

· Eficácia e eficiência (comunicação, escuta ativa, gestão de conflitos)

· Gestão da mudança

III. Organização e Estratégia empresarial

· Definição do conceito de estratégia

· Fases para desenvolver um Plano estratégico

· Vantagem competitiva

IV. Instrumentos de apoio à tomada de decisão

· Ciclo de gestão

· Definição de objetivos. – Metodologia SMART

· Principais ferramentas de gestão

· Indicadores de desempenho e sua aplicação

V. Definição de Plano de Negócios/Business Plan

· Objetivos do Plano de negócios

· Tipos de Planos de negócio

· Estrutura, dimensão e temas a abordar

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: