Nutrição Comunitária
Objetivos
a) Compreender a importância da nutrição comunitária comparativamente a intervenções a nível individual
b) Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise crítica na identificação de problemas alimentares e nutricionais em diferentes grupos populacionais e na avaliação de necessidades
c) Adquirir competências ao nível do desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária
d) Adquirir competências para o planeamento e realização de sessões de educação alimentar
e) Compreender a metodologia de construção de guias alimentares e reconhecer a sua importância na educação alimentar
f) Identificar os diferentes formatos para a apresentação da rotulagem nutricional e reconhecer a sua importância para promover escolhas alimentares saudáveis
g) Conhecer diferentes programas de intervenção comunitári
Caracterização geral
Código
41037
Créditos
4
Professor responsável
Prof.ª Doutora Catarina Maria Roquette de Gouveia Durão
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
. Boyle Marie A. 2016. Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. 7th edition. Cengage Learning. Boston.
· Rodrigues S.S.P., Franchini B., Graça P., de Almeida M.D.V. A New Food Guide for the Portuguese Population: Development and Technical Considerations. J Nutr Educ Behav. 2006. 38:189-195.
· Montagnese C. et al. European food-based dietary guidelines: A comparison and update. Nutrition. 2015.31: 908-915.
· Temple N.J. and Fraser J. Food labels: A critical assessment. Nutrition. 2014. 30: 257-260.
· Carrilho T. and Amaral F. Da Rotulagem de Géneros Alimentícios à Informação ao Consumidor. Revista Nutrícias. 2014. 23.6-7.
· FAO and United Arab Emirates University. 2019. Stepping up school-based food and nutrition education: Exploring challenges, finding solutions and building partnerships. Rome
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): 1 aula T semanal de carácter expositivo com a duração de 50 min e 1 aula TP semanal de 1,5 horas, em turmas com um máximo de 20 alunos. Nas aulas TP são desenvolvidos trabalhos de grupo com o objetivo de delinear um programa de nutrição comunitária, para desenvolver materiais educativos e para realização de sessões de educação alimentar em contextos simulados.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente prática e um exame final (EF) (0-20). A avaliação TP é contínua, correspondendo a 40% da nota final, e tendo em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos; qualidade dos trabalhos práticos e atitude e conhecimentos demonstrados pelo aluno. O exame final corresponde a 60% da nota final e tem por objeto toda a matéria lecionada nas aulas T e TP. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas TP e a que a nota da componente prática seja pelo menos 9,5. Para aprovação à UC, a classificação mínima de 9,5 valores na componente TP é também exigida no EF.
Conteúdo
I. Nutrição comunitária e Nutrição e Saúde Pública Conceitos gerais Importância para a promoção da saúde Níveis e abordagens de intervenção
II. Programas de nutrição comunitária
Objetivos Determinantes do consumo alimentar e do estado nutricional Estratégias de intervenção
III. Planeamento e gestão de programas de nutrição comunitária Etapas Metodologias de diagnóstico e identificação de necessidades Indicadores Estratégias Equipas
IV. Avaliação de programas de nutrição comunitária Planeamento da avaliação Metodologias de avaliação Eficácia, efetividade e eficiência
V. A educação alimentar Modelos e teorias aplicadas em educação alimentar Barreiras Estratégias para o sucesso da educação alimentar Campanhas de educação alimentar
VI. Intervenção do nutricionista em diferentes grupos populacionais (adultos, idosos e crianças) e em diferentes contextos (autarquias, escolas, cuidados de saúde primários, locais de trabalho).
VII. Guias alimentares Metodologias de construção Importância na educação alimentar
VIII. Rotulagem nutricional Diferentes formatos de apresentação Importância na educação alimentar
IX. Exemplos práticos de programas de nutrição comunitária