Introdução à Medicina
Objetivos
No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Descrever a organização do Sistema Nacional de Saúde, níveis de atuação e seus intervenientes
- Identificar as características específicas do trabalho médico e de compreender o papel do médico na sociedade atual
- Justificar a importância da relação médico-doente
- Identificar a importância do trabalho de equipa - a equipa multidisciplinar e a cooperação intersectorial
- Demonstrar a capacidade de se questionar sobre os grandes objetivos da medicina, nas suas diferentes componentes de promoção/prevenção, tratamento e reabilitação
- Demonstrar possuir as competências transversais necessárias à organização, sistematização e transmissão de conhecimentos
Caracterização geral
Código
11106
Créditos
3,5
Professor responsável
Prof. Doutor João Raposo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
· B. Alder, M. Porter, C. Abraham, E. Van Teijlingen, M. Porter. Psychology and Sociology applied to Medicine. An Illustrated Colour Text. 3rd edition. Churchill Livingstone, Elsevier, 2009
· R. Wilkinson & M.Marmot (Eds). Social determinants. The solid facts. WHO, Geneva, 2003.
· Rui Mota Cardoso. Competências Clínicas de Comunicação. Faculdade de Medicina do Porto.
Método de ensino
O ensino é efetuado através de aulas teóricas e visitas a serviços de saúde. Os alunos serão divididos em grupos de 3-4 pessoas.
As aulas teóricas são organizadas num modelo de apresentação curta seguida por entrevista por parte dos alunos. Cada conjunto de dois grupos será responsável por conduzir a entrevista e elaborar um texto-resumo sobre esse tópico (incluindo proposta para questões de avaliação).
As visitas de serviços são efetuadas em grupos de 3-4 alunos. Cada grupo passa dez manhãs num mesmo local de um serviço de saúde. O objetivo é acompanhar o trabalho de diferentes serviços de instituições de saúde na perspetiva dos profissionais não médicos e dos utentes dos serviços de saúde. Antes do exame final cada grupo terá que apresentar um relatório crítico das visitas de acordo com um modelo definido.
Método de avaliação
A avaliação efetua-se através da conjugação dos seguintes elementos:
· Assiduidade-10%
· Relatório da aula teórica 20%
· Relatório das visitas a serviços de saúde - 30%
· Exame escrito - 40%
A assiduidade será valorizada contribuindo para 10% da nota final.
A frequência das visitas é fundamental para alcançar os objetivos educacionais propostos. Por isso a parcela da classificação final correspondente à assiduidade é proporcional ao número de presenças, não existindo regime supletivo para os alunos que não tenham assiduidade mínima (2/3).
O exame escrito inclui questões de escolha múltipla.
Conteúdo
A. Objetivos da medicina
i. Prevenção e tratamento das doenças, reabilitação dos doentes, promoção da saúde
B. Determinantes da saúde
i. Causalidade e doença
ii. Factores genéticos e ambientais
iii. Determinantes sociais
C. As grandes questões da medicina atual
i. Medicina, ciência e tecnologia; cuidados médicos e fatores económicos; medicina e globalização
D. O exercício da Medicina
i. O médico e a prática clínica; a investigação em saúde; as políticas de saúde
ii. O estudante de medicina e a preparação para a profissão
E. Introdução à elaboração de relatórios e trabalhos científicos em Medicina
F. Introdução à relação médico-doente
G. Os serviços de saúde
H. Papel das organizações de doentes e de familiares