Nutrição e Metabolismo

Objetivos

Nesta UC pretende-se que os estudantes fiquem dotados duma linguagem própria da Nutrição e Alimentação Humanas, conheçam com profundidade o metabolismo das principais biomoléculas do organismo humano e que compreendam o metabolismo duma forma integrada, global. A relação da Alimentação com a prevenção da doença, em particular da doença metabólica, não deverá ser compreendida meramente na esfera dos achados epidemiológicos, mas sustentadas na evidência de relação com os mecanismos de doença. Compreensão do metabolismo dos macro- e dos micronutrientes, de forma integrada, com aplicação clínica, mas também no papel dos ‘não-nutrientes’ (fitoquímicos e xenobióticos, tóxicos, aditivos ou fármacos) no metabolismo geral e, em particular no metabolismo dos nutrientes. A compreensão na dimensão do mecanismo da doença, mas também na dimensão da relação com, por exemplo a cinética de fármacos ou de tóxicos, ajudam o médico, desde logo, a ser capaz da integração das matérias e dos conceitos/relações.
Pretende-se estimular o estudante para uma metodologia científica e será valorizada a visão crítica.
Competências a transferir: identificação das principais categorias de componentes da matriz alimentar alimentos e de nutrientes, e dos não-nutrientes; o conhecimento das metodologias para cálculo das necessidades nutricionais e energéticas; o conhecimento das principais vias metabólicas dos glicídeos, lipídeos e proteídos; o esclarecimento da relação do conhecimento do metabolismo com as recomendações nutricionais e alimentares; o conhecimento do papel das vitaminas e dos minerais na regulação metabólica e da sua relação com a doença; o conhecimento do papel da dieta na modulação do microbiota intestinal; o conhecimento do papel da dieta na correção da disbiose; o conhecimento do papel da dieta na regulação epigenética; o conhecimento da relevância da cronobiologia na regulação metabólica.

Caracterização geral

Código

11107

Créditos

11

Professor responsável

Profª. Doutora Conceição Calhau

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• Baynes JW, Dominiczak MH: Medical Biochemistry. 3rd ed. Elsevier Mosby. Nova Iorque. 2009.
• Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L: Biochemistry. 7th ed. International Edition. W.H. Freeman and Company. Nova Iorque. 2012.
• Brody T.: Nutritional Biochemistry. 2nd. Ed. Academic Press. San Diego. 1999.
• Coulston A., Boushey C: Nutrition in the prevention and treatment of disease. 2nd Ed., Elsevier Academic Press. SanDiego, California, 2008. 
• David H. Alpers, William F Stenson, Beth Taylor, Dennis M Bier: Manual of Nutritional Therapeutics. Lippincott, Williams & Wilkins. Fifth Ed. 2008.
• Frayn KN. Regulação metabólica. 3rd ed. U. Porto Editorial. Porto. 2012.
• de Victor W. Rodwell, David Bender, Kathleen M. Botham, Peter J. Kennelly, P. Anthony Weil: Harper's Illustrated Biochemistry. 31st ed. McGraw-Hill Medical. Londres. 2018.
• Nelson DL, Cox MM: Lehningher Principles of Biochemistry. 6th ed. W.H. Freeman and Company, Nova Iorque. 2013.
• Stipanuk MH: Biochemical, Physiological & Molecular Aspects of Human Nutrition. 2nd ed. Elsevier Science. St. Louis. 2006.
• Voet D et al: Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level. 2nd edition. Wiley Publishers. New York. 2006.

Método de ensino

• aulas teóricas (T) e seminários (S)
• aulas teórico-práticas (TP)

Método de avaliação

a) Formas de avaliação

O processo de avaliação na UC de Nutrição e Metabolismo é constituído por duas componentes: uma componente de avaliação contínua e uma componente de avaliação em prova escrita, estruturadas da seguinte forma:

a.1) Componente de avaliação contínua (30% da nota final da UC)
A nota obtida pelo aluno na componente de avaliação contínua contemplará a performance e assiduidade dos alunos nas aulas práticas, sendo estas baseadas nos seguintes elementos de avaliação: (i) apresentação oral e discussão de APPs e (ii) avaliação de aula, a qual contempla as atitudes e conhecimentos demonstrados pelo aluno no decorrer das aulas práticas.

a.2) Componente de avaliação prova escrita (70% da nota final da UC)
Esta componente é composta por 2 testes.
O 1º teste terá uma ponderação de 35% da nota final.
O 2º teste terá uma ponderação de 35% (com avaliação da matéria lecionada a partir da data do 1º teste) da nota final.
Os conteúdos programáticos avaliados em cada teste corresponderão a toda a matéria teórica e prática lecionada até à data do teste. Os alunos serão avisados atempadamente de toda a matéria a avaliar em cada teste.
Os testes poderão ser constituídos por questões fechadas (escolha múltipla), questões de resposta curta, ou questões abertas (desenvolvimento), ou ainda combinações destas.

Conteúdo

Noções gerais de Alimentação e Nutrição humanas
Noções gerais de química orgânica
Estrutura e papel biológico dos macronutrientes
Relevância metabólica da motilidade gastrintestinal
Da função ao metabolismo: secreções
Regulação da motilidade e secreções ao nível do tubo digestivo
Histologia do tubo digestivo
Histologia das glândulas anexas
Digestão de alimentos e assimilação de nutrientes
Metabolismo glicídico
Metabolismo proteico
Bases púricas e pirimídicas
Metabolismo lipídico
Metabolismo do colesterol e ácidos biliares
Integração do metabolismo
Dieta, colesterol e HTA
Os macronutrientes e as moléculas de sinalização celular
Dieta e metabolismo de xenobióticos
Microbiota intestinal
Vitaminas
Hemostase
Minerais
Polifenóis e doença metabólica
Carcinogénios na dieta: processamento culinário
Nutrientes e ontogénese intra-uterina (regulação epigenética da expressão de genes)
Metabolismo e regulação do apetite
Cronobiologia, metabolismo e alimentação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: