Fisiopatologia e Alvos Terapêuticos I

Objectivos

No final do curso o aluno deverá ser capaz de demonstrar:
Conhecimentos das causas e dos mecanismos que explicam as alterações fisiopatológicas das doenças , numa perspetiva conceptual que vai do sistema e do aparelho até à molécula.
Aptidões de raciocínio crítico, aplicadas à interpretação dos mecanismos fisiopatológicos, utilizando o método de construção e análise de mapas conceptuais.
Atitudes de pesquisa da informação que levem a utilizar duma forma adequada, individualmente ou em grupo, os recursos humanos e tecnológicos disponíveis para a aprendizagem da fisiopatologia.

Caracterização geral

Código

11120

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Nuno Neuparth

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Pathophysiology of Disease; McPhee SJ. Hammer D McGraw-Hill, 8th edition, November 2018
Fisiopatologia: fundamentos e aplicações - Anabela Mota Pinto; 2th ed; Lidel 2016
Pathophysiology; Damjanov. WB Elsevier Saunders Co, 2009
Color Atlas of Pathophysiology; Silbernagl, Lang F Thieme, Thieme Publishers, New York, Stuttgart. 2016 MedMaps for Pathophysiology; Yasmeen Agosti, Pamela Duke, Lippincott Williams and Wilkins, 2008
Renal Pathophysiology: The essentials – Helmut Rennke & Bradley M. Denker 4th ed, Lippincott Williams & Wilkins, 2014 
Pathophysiology of Heart Disease – Leonard S. Lilly, 6th ed, Lippincott Williams & Wilkins 2016
Respiratory Pathophysiology: The essentials – John B. West 8th ed. Williams & Wilkins, 2013

Método de ensino

Cada bloco de matéria e´ constituído por aulas teo´ricas e por sessões tutoriais e tem como objetivo promover a aprendizagem dos mecanismos fisiopatolo´gicos das doenças. Durante as sessões tutoriais os alunos utilizarão casos clínicos resumidos, a partir dos quais serão construídos e analisados mapas conceptuais (ver em informação complementar “Organização das Sessões Tutoriais”).
A metodologia de construção e análise dos mapas conceptuais, no contexto da fisiopatologia, possibilita a explicitação visual da informação recolhida e dos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação na compreensão dos mecanismos fisiopatolo´gicos. Concorre para uma "aprendizagem significativa" (meaningful learning), baseada em conhecimentos pre´vios e na sua aplicação a casos clínicos resumidos (1).

(1)  António B. Rendas, Marta Fonseca and Patrícia Rosado Pinto. Toward meaningful learning in undergraduate medical education using concept maps in a PBL pathophysiology course. Adv Physiol Educ 30: 23–29, 2006;

Método de avaliação

A avaliação será distribuída ao longo do semestre com avaliação final (“exame”).

Conteúdo

Introdução ao estudo conceptual da fisiopatologia: do conceito de síndroma ao conceito de “diseasome”. A utilização de mapas conceptuais no ensino e na aprendizagem da fisiopatologia. Mecanismos fisiopatológicos da febre. Adaptações funcionais durante o envelhecimento. Fisiopatologia das alterações da motilidade digestiva. Fisiopatologia das alterações da função hepática e pancreática. Fisiopatologia da síndroma de má-absorção. Métodos da avaliação funcional do aparelho digestivo. Fisiopatologia das alterações da mecânica ventilatória. Síndromas obstrutivas e restritivas. Alterações do controlo da ventilação. Mecanismos de hipoxia. Insuficiência respiratória. Métodos de avaliação funcional respiratória. Fisiopatologia da síndroma anémica (aguda e crónica). Alterações da regulação da pressão arterial. Fisiopatologia das alterações da bomba cardíaca. Fisiopatologia do choque circulatório. Fisiopatologia da insuficiência cardíaca. Métodos de avaliação funcional cardíaca. Alterações do equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-base. Fisiopatologia das alterações das funções glomerular e tubular. Fisiopatologia da doença renal crónica. Fisiopatologia da doença renal aguda. Fisiopatologia das alterações do hipotálamo-hipófise. Fisiopatologia das alterações da supra-renal. Fisiopatologia das alterações da tiroideia. Adaptações ao ambiente tropical na saúde e na doença. Adaptações cardio-respiratórias à atividade física: da fisiologia à fisiopatologia. Alterações fisiopatológicas relacionadas com o tabaco e poluição. Alterações fisiopatológicas em altitude e profundidade. A relevância do conceito biológico de stress em fisiopatologia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: