Introdução à Prática Clínica
Objetivos
Pretende-se que no final da Unidade Curricular os estudantes sejam capazes de:
§ Comunicar tanto com os doentes e seus familiares, bem como com outros profissionais envolvidos no cuidado do doente;
§ Identificar os componentes de uma história clínica;
§ Realizar um correto exame físico completo e exame do estado mental;
§ Interpretar corretamente os resultados obtidos a partir da história e exame físico;
§ Estabelecer pontes entre mecanismos fisiopatológicos e sintomas e sinais;
§ Identificar os princípios de tomada de decisão clínica.
Caracterização geral
Código
11124
Créditos
11
Professor responsável
Prof. Doutor Aníbal Ferreira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
- Soares, Ducla J. L. (2017) Semiologia Médica: Princípios, Métodos e Interpretação (2.ª Edição). Lisboa: Lidel.
- Bickley, Lynn S. (2013) Bates Guide to Physical Examination and History Taking (11.rd Edition). Lippincott Williams & Wilkins.
- Castelo-Branco, Luís (2016) Competências Clínicas Práticas e Preparação para o OSCE. Lisboa: Lidel.
- Diapositivos e textos de suporte às aulas.
- Filmes didáticos
- Modelos médicos e cirúrgicos.
Método de ensino
§ Aulas teóricas: órgãos e sistemas; competências profissionais.
§ Aulas de casos-clínicos: reconhecimento de grandes síndromas e interpretação de sinais e sintomas.
§ Aulas teórico-práticas: baseadas nos temas das aulas teóricas, são centradas no reconhecimento de sintomas e sinais e na realização da anamnese dos órgãos e sistemas.
§ Aulas práticas não clínicas com modelos médicos e cirúrgicos: treino de gestos profissionais / simulação.
§ Aulas práticas clínicas através de uma vivência hospitalar supervisionada: contacto com doentes em situação de internamento (rácio de 1 docente / 2 discentes).
Método de avaliação
Avaliação:
§ A avaliação final inclui uma avaliação prática e uma avaliação teórica:
o 30% Avaliação prática distribuída da seguinte forma:
§ Assiduidade nas aulas teórico-práticas: 10%
§ Assiduidade nas aulas de simulação: 10%
§ Vivência hospitalar: 10% (classificação individual, atribuída pelo Assistente, no final do 2º dia de estágio) tendo em conta os parâmetros de:
Parâmetros de Avaliação Vivência Hospitalar |
Ponderação de 0 a 2 valores |
Interesse pelas atividades do contacto hospitalar |
0 a 0,4 |
Aptidão no interrogatório do doente |
0 a 0,4 |
Aptidão no exame objetivo |
0 a 0,4 |
Conhecimentos demonstrados |
0 a 0,3 |
Atitudes / Trabalho em equipa |
0 a 0,2 |
Assiduidade / Pontualidade |
0 a 0,3 |
o 70% Avaliação teórica - exame escrito de escolha única.
v Para os alunos que estejam legalmente isentos da frequência de um número mínimo de aulas a avaliação final incluirá:
30% Exame prático, contemplando os seguintes conteúdos:
§ Simulação: 10%
§ Vivência hospitalar: 10%
§ Aulas teóricas e de casos clínicos: 5%
§ Aulas teórico-práticas: 5%
70% Avaliação teórica - exame escrito de escolha única.
Conteúdo
Entrevista Clínica; Sintomas e Sinais Cardinais; Nutrição; Introdução ao Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos; Aparelho Cardiovascular - Coração e grandes vasos; Aparelho Cardiovascular - Sistema vascular periférico; Nefrologia; Aparelho Respiratório; Sistema Nervoso; Semiologia Psiquiátrica; Aparelho Músculo-esquelético; Aparelho Digestivo - semiologia médica; Aparelho Digestivo - semiologia cirúrgica; Aparelho Genital Feminino e Mama; Aparelho Urinário e Genital Masculino; Pele e anexos; Sistema Endócrino; Semiologia ORL; Semiologia Oftalmológica; Sistematização do exame objetivo; Comunicação Clínica; Atividade da vida diária na histórica clínica; Abordagem do doente na urgência; Modelos - médicos e cirúrgicos; Vivência hospitalar - prática em ambiente hospitalar na área de Cardiologia e Nefrologia.