Global Health

Objetivos

Compreender os desafios da saúde global.

Compreender os determinantes da saúde num mundo globalizado.

Entender relação entre saúde e desenvolvimento.

Ter noção das competências necessárias para praticar saúde global.

Compreender a relação entre direitos humanos e saúde global.

Ter noções de Medicina do Viajante.

Compreender a lacuna de recursos humanos e as suas implicações no acesso a cuidados.

Conhecer os principais atores institucionais na área da saúde global.

Compreender a organização, objetivos e impacto das principais iniciativas globais de saúde.

Familiarizar-se com os principais Relatórios Internacionais, Declarações e Documentos Seminais.

Caracterização geral

Código

11135

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Ana Abecasis

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

1. Koplan, Jeffrey, T. Christopher Bond, Michael H. Merson, K. Srinath Reddy, Mario Henry Rodriuez, Nelson K. Sewankambo, and Judith N. Wasserheit, "Towards a common definition of global health," The Lancet 2009, 373 (9679) 1993-1995.

2. Jogerst K, Callender B, Adams B, Evert J, Fields E, Hall T, Olsen J, Rowthorn V, Rudy S, Shen J, Simon L, Torres H. Identifying interprofessional global health competencies for 21st century health professionals. Annals of Global Health. 81 (2), 2015. 239-247.

3. McCloskey B, Dar O, Zumla A, Heymann DL. Emerging infectious diseases and pandemic potential: status quo and reducing risk of global spread. Lancet Infect Dis. 2014 Oct;14(10):1001-10. doi: 10.1016/S1473-3099(14)70846-1. Review. PubMed PMID: 25189351

4. Semenza JC, Lindgren E, Balkanyi L, Espinosa L, Almqvist MS, Pasi Penttinen, Rocklo¨v J. Determinants and Drivers of Infectious Disease Threat Events in Europe. Emerging Infectious Diseases • www.cdc.gov/eid • Vol. 22, No. 4, April 2016

5. Global action plan for the prevention and control of NCDs 2013-2020. Geneva: World Health Organization, 2013

6. Kickbusch I, Novotny TE, Drager N, Silberschmidt G, Alcazar S. Global health diplomacy: training across disciplines. Bulletin of the World Health Organization. December 2007, 85(12).

7. European Commission. Towards an EU response to situations of fragility - Engaging in difficult environments for sustainable development, stability and peace. Brussels; 2007 Oct.

8. OECD. Concepts and Dilemmas of State Building in Fragile Situations: From Fragility to Resilience. 2008.

9. Bill & Melinda Gates Foundation & McKinsey and Co. Global health partnerships: Assessing country consequences. 2005. Available: http://www.who.int/healthsystems/gf16.pdf.

10. Craveiro I. e Dussault, G. Impact of Global Health Initiatives on the Health System in Angola. (2016). Global Public Health. 10.1080/17441692.2015.1128957

11. Mills A. Mass campaigns versus general health services: what have we learnt in 40 years about vertical versus horizontal approaches? Bull World Health Organ. 2005;83:315–6

12. Samb B, Evans T, Dybul M, Atun R, Moatti JP, et al. An assessment of interactions between global health initiatives and country health systems. Lancet. 2009;373:2137–69. doi: 10.1016/S0140-6736(09)60919-3.

13. World Health Organization. World Health Statistics 2018: Monitoring Health for SDGs. Geneva: World Health Organization 2018.

14. World Health Organization. The world health report: health systems nancing: the path to universal coverage. Geneva: World Health Organization 2010

15. UNICEF. The State of the World’s Children 2017: Children in a Digital World. UNICEF 2017.

16. The World Bank and The World Health Organization. Tracking Universal Health Coverage: 2017 Global Monitoring Report. 2017.

17. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948.

Método de ensino

A Unidade Curricular será ministrada utilizando aulas teórico-práticas 

A Unidade Curricular será ministrada utilizando dois métodos:

a) Apresentação formal pelo professor       

b) Discussões plenárias sobre temas específicos e controversos

Cada tema será introduzido por uma apresentação formal em PowerPoint. Esta apresentação será publicada na plataforma Moodle, juntamente com referências a artigos científicos relevantes. Durante e após a apresentação será incentivada uma discussão plenária sobre os temas controversos.

Método de avaliação

A avaliação dos alunos é feita através de um exame escrito. A avaliação de conhecimentos será feita através de um questionário de escolha múltipla, cujo conteúdo estará relacionado com os diapositivos e documentos disponíveis no Moodle.

Conteúdo

1. Introdução à saúde global:

Evolução dos principais conceitos e princípios que regem a prática da saúde global.

Competências necessárias para praticar a SG.

 

2. O conceito de Estado Frágil e os reflexos no sistema de saúde

Apresentação do caso dos Recursos Humanos em Saúde.

 

3. Direitos Humanos e Saúde Global

Princípios básicos dos direitos humanos. Elementos principais do direito à saúde.

 

4. Doenças transmissíveis

Distribuição e expansão das doenças transmissíveis no mundo e na Europa. Mecanismos para o seu controlo.

 

5. Doenças Não Transmissíveis

Status atual das doenças não transmissíveis e apresentação de um guia de ação para reverter a epidemia existente.

 

6. Iniciativas Globais em Saúde

Atores institucionais na área da saúde global.

Organização, objetivos e impacto das principais iniciativas globais de saúde.

 

7. Medicina do Viajante

Princípios básicos da Medicina do Viajante.

 

8. Direito humanitário e resposta a crises humanitárias

Direito humanitário internacional. Resposta a crises humanitárias.

 

9. Relatórios, Declarações e Documentos Seminais em Saúde Global

Importância dos relatórios, declarações e documentos seminais e o seu impacto em Saúde Global.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: