Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística

Objetivos

Objectivos Gerais:

A disciplina de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística visa dar uma visão da Saúde numa perspectiva populacional, baseada na evidência científica usada pelos profissionais de saúde e pelas instituições com vista a dar respostas às preocupações da sociedade e dos seus grupos mais vulneráveis.

 

Espera-se, como principais finalidades pedagógicas:  

§  Compreender os problemas de saúde numa perspectiva comunitária.

§  Conhecer os determinantes que influenciam a situação de saúde/doença, as necessidades de  saúde da população e a prestação de cuidados.

§  Aprender metodologias que permitam caracterizar os fenómenos de saúde e doença na  população e sua quantificação.

§  Estudar perspectivas e técnicas de intervenção na comunidade, na promoção da saúde e na  prevenção da doença.

§  Conhecer o sistema de saúde, a estruturação dos diferentes serviços e os papéis dos  profissionais

      de saúde.

§  Compreender os direitos humanos e o direito à saúde, consagrados na Constituição e em  tratados internacionais.

§  Conhecer a metodologia científica e a sua aplicação em Saúde Pública.

§  Saber comunicar resultados de investigação científica de forma escrita e oral.

 

Objectivos  específicos:

 

As principais finalidades de aprendizagem são:

§  Adquirir noções básicas de Saúde Pública, Epidemiologia, Bioestatística, Promoção da Saúde e Administração de Saúde. 

§  Identificar e caracterizar problemas relevantes em Saúde Pública em Portugal

§  Reconhecer e hierarquizar as necessidades de saúde de indivíduos, grupos e comunidades.

§  Conhecer as dinâmicas da doença e a sua história natural, as fontes de dados e os principais tipos de estudo epidemiológico e a medição dos dados.

§  Definir estratégias adequadas e pertinentes que contribuam para o controlo dos principais problemas de saúde.

§  Promover as competências para utilizar os conhecimentos de Epidemiologia no raciocínio clínico, na

Resolução  de problemas de saúde e na investigação.

 - Cada grupo de quatro alunos elaborará, sobre um tema proposto, um Protocolo de Investigação, definirá uma População e respectiva Amostra, construirá um Questionário, aplicá-lo-á à População definida, construirá uma Base de Dados, tratará os Resultados aplicando a metodologia Estatística apropriada e apresentará os resultados sobre a forma de Artigo Científico que Apresentará Oralmente

Caracterização geral

Código

11158

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Luís Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Bibliografia de base

§  An Introduction to Medical Statistics, 3 ed Oxford University press, Blund M. 2000

§  http://www.bmj.com/about-bmj/resources-readers/publications/statistics-square-one#Anchor-11.1

  • Essentials of Epidemiology in Public Health. Aschengrau A. e Seage III GR, 2008 Jones and Barthett Publishers
  • Epidemiology  Gordis L  Barnes & Noble 2008
  • Precaution Prevention and Public Health Ethics, J Med and Philosophy 2004  29  3,  313-332
  • A Code of Ethics for Public Health  Am J Public Health 92, 7, 1057-1059 July 2002
  • Haupt A and Krane TT. Population handbook, 5th ed, 2004
  • INE. Projecções da população residente 2012-2060
  • hgp://www.thecochranelibrary.com/view/0/AboutTheCochraneLibrary.html#CDSR    
  • WHO (2009). Milestones in Health Promotion: Statements from Global Conferences.  
  • Maxwell NI. Understanding Environmental Health. JB Learning. 2 nd Ed
  • Saracci, R. Intoducing the history of epidemiology. Oxford University Press, 2001. 1-19.
  • CDC. Principles of Epidemiology in Public Health Practice. An Introduction to Applied Epidemiology and Biostatistics. 3.Ed
  • Groves, RM et al. Survey Methodology. 2nd Ed 2009. Wiley

Método de ensino

Metodologias de ensino:

§  Aulas teóricas - nas 2 primeiras semanas de cada semestre   e  1 aula por semana   ao longo do  semestre  - (integram uma componente expositiva e uma componente interactiva)

§  Aulas práticas (integram uma componente expositiva e uma componente interactiva, dirigidas a pequenos grupos)

§  Trabalho de investigação no terreno - comunidade

§  Aulas práticas em sala de informática 

Método de avaliação

Avaliação:

     

 A (5) + B (5) + C (5) + D ( (5+5) ou (5 + B)) = 20

 

A Trabalho de Investigação. Valorado em  25% da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20 valores.

Haverá avaliações parcelares incidindo sobre o Protocolo apresentado (5.ª semana), Apresentação Oral  e Artigo (ambos na 14.ª semana),  valorizadas da seguinte forma: o Protocolo, 1,5 valores,  a Apresentação Oral, 1,5 valores  e  o Artigo, 2 valores.

 

B Epidemiologia. Haverá uma avaliação intercalar de conhecimentos sobre os temas teóricos abordados respeitantes aos Estudos Epidemiológicos, na 10.ª semana, por teste de 20 questões de resposta múltipla e/ou resolução de problemas, com a duração de 45 minutos, valorizado em 20%  da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20; o teste é facultativo e não eliminatório; os alunos podem-no repetir no exame final, caso queiram melhorar a sua classificação.

 

C  - Bioestatística.  Uma avaliação sobre Bioestatística terá lugar nos tempos lectivos da 13ª semana, onde será efectuada uma avaliação prática.  A  sua cotação na nota final será de 5 (cinco) valores.

A prova, com consulta, consistirá na resolução de um conjunto de exercícios na sua grande maioria de índole prática e que poderão ser resolvidos com recurso ao EZR (software estatístico ministrado). Será objecto de avaliação toda a matéria apresentada no programa de Bioestatística que consta na ficha da UC.  

 

D -   Avaliação de Saúde Pública e Epidemiologia.

1. Na primeira época, exame para avaliação dos conhecimentos sobre todos os temas teóricos de Saúde Pública e de Epidemiologia, por teste de 40 questões de resposta múltipla e/ou resolução de problemas, duração de 90 minutos, valorizado em 50% da nota final, i.e., 10 (dez) em 20;

 

nota: os alunos que tiveram aproveitamento na avaliação teórica facultativa em Estudos Epidemiológicos, referida em B, poderão responder apenas  à parte do teste de avaliação final, incidindo sobre todos os temas teóricos à excepção dos Estudos Epidemiológicos, sendo o exame valorizado em 25%, i.e., 5 (cinco) em 20 da nota final; caso respondam ao teste integralmente, como referido no ponto 1, contará a melhor classificação obtida nos Estudos Epidemiológicos;

 

2. Na segunda época, nas melhorias de nota e na época especial, terá lugar uma prova oral compreendendo toda a matéria de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística.

 

Exames de 2 ª Época;  Melhorias de nota  e Época Especial :  prova oral global, com toda a matéria de SP, Epid e Bioest.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A presença às aulas práticas, é obrigatória, havendo lugar ao registo da assiduidade.

A apresentação de Artigo e sua Apresentação Oral são condição necessária à frequência da disciplina.

É eliminatória uma classificação inferior a 50%, nas avaliações A, C e D; o aluno tem de ter nota positiva, igual ou superior a 2,5 valores em cada uma destas componentes da avaliação.

Os alunos Erasmus e os Estudantes com Estatutos Especiais, assim como os alunos dos 4.º e 5.º anos com a disciplina em atraso, farão uma prova oral sobre toda a matéria.

 

Os alunos que, apesar de estarem legalmente isentos da frequência do número mínimo de aulas, cumpram com os mínimos da assiduidade, estão portanto em condições de concluir a avaliação distribuída, como acontece com os alunos sem este estatuto,  conforme despacho nº1/2018 do Conselho Pedagógico da NMS/FCM.

 

 

 VALIDADE DAS AVALIAÇÕES PRÁTICAS DOS ANOS LECTIVOS ANTERIORES

     Não se aplica

Conteúdo

Conteúdos Programáticos:

 

SAÚDE PÚBLICA (SP)  - VISÃO  GLOBAL  E  PRINCÍPIOS GERAIS;  SAÚDE,   DESENVOLVIMENTO E  DETERMINANTES SOCIAIS

multidisciplinaridade, transversalidade e investigação; direitos humanos, responsabilidade individual, cidadania, lei e justiça social

POPULAÇÃO E SAÚDE: DINÂMICAS POPULACIONAIS - ENVELHECIMENTO 

EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA, ESTUDOS ECOLÓGICOS

INDICADORES DE SAÚDE E INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO EM SP  

ESTUDOS ANALÍTICOS E EXPERIMENTAIS       

BIOESTATÍSTICA    Estatística Descritiva    Inferência Estatística

ÉTICA E SAÚDE PÚBLICA

MIGRAÇÕES E SAÚDE

DIABETES – PROBLEMA MAJOR EM SAÚDE PÚBLICA

A SAÚDE E O TRABALHO

COMUNICAR (Apresentações  e  Artigos)

GENÉTICA E SAÚDE PÚBLICA

SISTEMAS DE SAÚDE

QUALIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE

SAÚDE EM PORTUGAL

O que é um trabalho de investigação em SP

O que é um Protocolo de Investigação 

Pesquisa Bibliográfica

Questionários

Amostragem

Protocolo           

Medição de saúde

Estudos Analíticos e Experimentais I e II

Promoção da Saúde

Ambiente e Saúde

Construção de base de dados para trabalho de investigação    

Rastreios, Testes de Rastreio e de Diagnóstico

Epidemias, Doenças Transmissíveis

Vigilância Epidemiológica                                                  

Indicadores Demográficos

Plano Nacional de Saúde e Programas Prioritários

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: