Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística
Objetivos
Objectivos Gerais:
A disciplina de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística visa dar uma visão da Saúde numa perspectiva populacional, baseada na evidência científica usada pelos profissionais de saúde e pelas instituições com vista a dar respostas às preocupações da sociedade e dos seus grupos mais vulneráveis.
Espera-se, como principais finalidades pedagógicas:
§ Compreender os problemas de saúde numa perspectiva comunitária.
§ Conhecer os determinantes que influenciam a situação de saúde/doença, as necessidades de saúde da população e a prestação de cuidados.
§ Aprender metodologias que permitam caracterizar os fenómenos de saúde e doença na população e sua quantificação.
§ Estudar perspectivas e técnicas de intervenção na comunidade, na promoção da saúde e na prevenção da doença.
§ Conhecer o sistema de saúde, a estruturação dos diferentes serviços e os papéis dos profissionais
de saúde.
§ Compreender os direitos humanos e o direito à saúde, consagrados na Constituição e em tratados internacionais.
§ Conhecer a metodologia científica e a sua aplicação em Saúde Pública.
§ Saber comunicar resultados de investigação científica de forma escrita e oral.
Objectivos específicos:
As principais finalidades de aprendizagem são:
§ Adquirir noções básicas de Saúde Pública, Epidemiologia, Bioestatística, Promoção da Saúde e Administração de Saúde.
§ Identificar e caracterizar problemas relevantes em Saúde Pública em Portugal
§ Reconhecer e hierarquizar as necessidades de saúde de indivíduos, grupos e comunidades.
§ Conhecer as dinâmicas da doença e a sua história natural, as fontes de dados e os principais tipos de estudo epidemiológico e a medição dos dados.
§ Definir estratégias adequadas e pertinentes que contribuam para o controlo dos principais problemas de saúde.
§ Promover as competências para utilizar os conhecimentos de Epidemiologia no raciocínio clínico, na
Resolução de problemas de saúde e na investigação.
- Cada grupo de quatro alunos elaborará, sobre um tema proposto, um Protocolo de Investigação, definirá uma População e respectiva Amostra, construirá um Questionário, aplicá-lo-á à População definida, construirá uma Base de Dados, tratará os Resultados aplicando a metodologia Estatística apropriada e apresentará os resultados sobre a forma de Artigo Científico que Apresentará Oralmente
Caracterização geral
Código
11158
Créditos
8
Professor responsável
Prof. Doutor Luís Nunes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Bibliografia de base
§ An Introduction to Medical Statistics, 3 ed Oxford University press, Blund M. 2000
§ http://www.bmj.com/about-bmj/resources-readers/publications/statistics-square-one#Anchor-11.1
- Essentials of Epidemiology in Public Health. Aschengrau A. e Seage III GR, 2008 Jones and Barthett Publishers
- Epidemiology Gordis L Barnes & Noble 2008
- Precaution Prevention and Public Health Ethics, J Med and Philosophy 2004 29 3, 313-332
- A Code of Ethics for Public Health Am J Public Health 92, 7, 1057-1059 July 2002
- Haupt A and Krane TT. Population handbook, 5th ed, 2004
- INE. Projecções da população residente 2012-2060
- hgp://www.thecochranelibrary.com/view/0/AboutTheCochraneLibrary.html#CDSR
- WHO (2009). Milestones in Health Promotion: Statements from Global Conferences.
- Maxwell NI. Understanding Environmental Health. JB Learning. 2 nd Ed
- Saracci, R. Intoducing the history of epidemiology. Oxford University Press, 2001. 1-19.
- CDC. Principles of Epidemiology in Public Health Practice. An Introduction to Applied Epidemiology and Biostatistics. 3.Ed
- Groves, RM et al. Survey Methodology. 2nd Ed 2009. Wiley
Método de ensino
Metodologias de ensino:
§ Aulas teóricas - nas 2 primeiras semanas de cada semestre e 1 aula por semana ao longo do semestre - (integram uma componente expositiva e uma componente interactiva)
§ Aulas práticas (integram uma componente expositiva e uma componente interactiva, dirigidas a pequenos grupos)
§ Trabalho de investigação no terreno - comunidade
§ Aulas práticas em sala de informática
Método de avaliação
Avaliação:
A (5) + B (5) + C (5) + D ( (5+5) ou (5 + B)) = 20
A Trabalho de Investigação. Valorado em 25% da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20 valores.
Haverá avaliações parcelares incidindo sobre o Protocolo apresentado (5.ª semana), Apresentação Oral e Artigo (ambos na 14.ª semana), valorizadas da seguinte forma: o Protocolo, 1,5 valores, a Apresentação Oral, 1,5 valores e o Artigo, 2 valores.
B Epidemiologia. Haverá uma avaliação intercalar de conhecimentos sobre os temas teóricos abordados respeitantes aos Estudos Epidemiológicos, na 10.ª semana, por teste de 20 questões de resposta múltipla e/ou resolução de problemas, com a duração de 45 minutos, valorizado em 20% da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20; o teste é facultativo e não eliminatório; os alunos podem-no repetir no exame final, caso queiram melhorar a sua classificação.
C - Bioestatística. Uma avaliação sobre Bioestatística terá lugar nos tempos lectivos da 13ª semana, onde será efectuada uma avaliação prática. A sua cotação na nota final será de 5 (cinco) valores.
A prova, com consulta, consistirá na resolução de um conjunto de exercícios na sua grande maioria de índole prática e que poderão ser resolvidos com recurso ao EZR (software estatístico ministrado). Será objecto de avaliação toda a matéria apresentada no programa de Bioestatística que consta na ficha da UC.
D - Avaliação de Saúde Pública e Epidemiologia.
1. Na primeira época, exame para avaliação dos conhecimentos sobre todos os temas teóricos de Saúde Pública e de Epidemiologia, por teste de 40 questões de resposta múltipla e/ou resolução de problemas, duração de 90 minutos, valorizado em 50% da nota final, i.e., 10 (dez) em 20;
nota: os alunos que tiveram aproveitamento na avaliação teórica facultativa em Estudos Epidemiológicos, referida em B, poderão responder apenas à parte do teste de avaliação final, incidindo sobre todos os temas teóricos à excepção dos Estudos Epidemiológicos, sendo o exame valorizado em 25%, i.e., 5 (cinco) em 20 da nota final; caso respondam ao teste integralmente, como referido no ponto 1, contará a melhor classificação obtida nos Estudos Epidemiológicos;
2. Na segunda época, nas melhorias de nota e na época especial, terá lugar uma prova oral compreendendo toda a matéria de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística.
Exames de 2 ª Época; Melhorias de nota e Época Especial : prova oral global, com toda a matéria de SP, Epid e Bioest.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A presença às aulas práticas, é obrigatória, havendo lugar ao registo da assiduidade.
A apresentação de Artigo e sua Apresentação Oral são condição necessária à frequência da disciplina.
É eliminatória uma classificação inferior a 50%, nas avaliações A, C e D; o aluno tem de ter nota positiva, igual ou superior a 2,5 valores em cada uma destas componentes da avaliação.
Os alunos Erasmus e os Estudantes com Estatutos Especiais, assim como os alunos dos 4.º e 5.º anos com a disciplina em atraso, farão uma prova oral sobre toda a matéria.
Os alunos que, apesar de estarem legalmente isentos da frequência do número mínimo de aulas, cumpram com os mínimos da assiduidade, estão portanto em condições de concluir a avaliação distribuída, como acontece com os alunos sem este estatuto, conforme despacho nº1/2018 do Conselho Pedagógico da NMS/FCM.
VALIDADE DAS AVALIAÇÕES PRÁTICAS DOS ANOS LECTIVOS ANTERIORES
Não se aplica
Conteúdo
Conteúdos Programáticos:
SAÚDE PÚBLICA (SP) - VISÃO GLOBAL E PRINCÍPIOS GERAIS; SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E DETERMINANTES SOCIAIS
multidisciplinaridade, transversalidade e investigação; direitos humanos, responsabilidade individual, cidadania, lei e justiça social
POPULAÇÃO E SAÚDE: DINÂMICAS POPULACIONAIS - ENVELHECIMENTO
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA, ESTUDOS ECOLÓGICOS
INDICADORES DE SAÚDE E INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO EM SP
ESTUDOS ANALÍTICOS E EXPERIMENTAIS
BIOESTATÍSTICA Estatística Descritiva Inferência Estatística
ÉTICA E SAÚDE PÚBLICA
MIGRAÇÕES E SAÚDE
DIABETES PROBLEMA MAJOR EM SAÚDE PÚBLICA
A SAÚDE E O TRABALHO
COMUNICAR (Apresentações e Artigos)
GENÉTICA E SAÚDE PÚBLICA
SISTEMAS DE SAÚDE
QUALIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE
SAÚDE EM PORTUGAL
O que é um trabalho de investigação em SP
O que é um Protocolo de Investigação
Pesquisa Bibliográfica
Questionários
Amostragem
Protocolo
Medição de saúde
Estudos Analíticos e Experimentais I e II
Promoção da Saúde
Ambiente e Saúde
Construção de base de dados para trabalho de investigação
Rastreios, Testes de Rastreio e de Diagnóstico
Epidemias, Doenças Transmissíveis
Vigilância Epidemiológica
Indicadores Demográficos
Plano Nacional de Saúde e Programas Prioritários