Especialidades Médicas e Cirúrgicas I
Objetivos
Na EMC1 os alunos devem receber os conhecimentos que lhes permitam na área da Medicina Interna e das especialidades incluídas neste ano:
1. Diagnosticar, tratar e seguir a evolução das patologias mais frequentes do foro da Medicina Interna e das especialidades que não exijam o emprego de técnicas específicas das especialidades referidas;
2. Saber reconhecer situações que pela necessidade do emprego de técnicas de diagnóstico e/ou terapêuticas mais específicas, deverão encaminhar atempadamente para as Especialidades;
3. Diagnosticar situações de urgência e saber instituir as medidas terapêuticas mais indicadas.
4. Conhecer ainda que sumariamente as patologias mais raras.
Caracterização geral
Código
11186
Créditos
15
Professor responsável
Professor Doutor Jaime da Cunha Branco
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Harrisons Principles of Internal Medicine, Braunwald E, et al, McGraw-Hill, 2005
Bates Guide to Physical Examination and History Taking, Ed Lynn S. Bickley, Lippincott. 2004
Principles and Practice of Infectious Diseases, Mandell, et al, Wiley Medical Publication
Campbell's Operative Orthopaedics. S. Terry Canale, James H. Beaty, Willis C. Campbell
Rockwood and Green`s Fractures in Adults. Robert W. Bucholz, James D. Heckman
Pediatric Orthopaedics Mihran O. Tachdjian
Turek´s Orthopaedics Principles and their application. Stuart L. Weinstein, Joseph A. Buckwalter
Rang`s Children Fractures. Dennis R. Wenger, Maya E. Pring, Mercer Rang
Método de ensino
As Aulas Teóricas são 36.
As Aulas práticas e teórico-práticas decorrem das 08h30h às 13h, de 2ª a 6ª feira, durante 10 semanas por turma.
Medicina interna: 4 semanas
Infecciologia: 2 semanas
Neurologia: 2 semanas
Ortopedia / Reumatologia: 2 semanas
Medicina Física e Reabilitação: terá apenas ensino teórico.
ESTRATÉGIAS:
Integração (Introdução) dos alunos na prática do trabalho de enfermaria;
Promoção do seguimento de doentes em ambulatório;
Frequência tutelada de bloco operatório, consulta externa, urgências internas e/ou serviço de urgência externa (quando possível); Hospital de dia
Método de avaliação
A avaliação final dos alunos inclui uma avaliação contínua e uma avaliação teórica, ambas com o mesmo peso e eliminatórias.
A avaliação contínua assente na capacidade de discussão de histórias clínicas, execução de manobras do exame objetivo, execução e interpretação de exames complementares, trabalhar em equipa, outras atividades do estágio e assiduidade.
A avaliação Teórica é um teste de escolha múltipla.
Conteúdo
Doenças cardiovasculares
Doenças metabólicas
Febre e infeções
Doenças do sangue
Doenças respiratórias
AVS e coma
VIH/SIDA
Anti-Infecciosos
Virulência Microbiana & Defesas do Hospedeiro
Malária / Doenças de Importação
Doenças Emergentes
Hepatites Víricas
Rickettsioses, Febre Q e Leptospirose
Infecções SNC
Brucelose
DST
Diarreias
Exame neurológico
Queixas cognitivas
Epilepsia e Síncope
Estado Confusional
D. Movimento
Neuropatias
Cefaleias
Sinais Focais no Adulto Jovem
Princípios gerais de MFR
Agentes físicos
Técnicas de Fisioterapia e reabilitação respiratória
Ajudas técnicas
Síndrome de imobilização
Síndrome de fragilidade do idoso
Reabilitação reumatológica, neurológica e ortopédica
Ortopedia Infantil
Deformidades Congénitas
Infeções Osteoarticulares
Tumores ósseos
Ortopedia do Adulto
Traumatologia
História Clínica, Exame objetivo e ECD
Doenças Osteo-Metabólicas, Osteoartrose e Artropatias Microcristalinas
Doenças Reumáticas Inflamatórias e Sistémicas
Síndromes Músculo-Esqueléticos Difusas e Regionais
Raquialgias