Avaliação psicossocial e psicoterapias em medicina
Objetivos
Desenvolver atitudes, conhecimentos e competências em avaliação psicológica/psicossocial e intervenção psicoterapêutica, com utilidade na medicina clínica e em saúde pública.
A UC Psicologia Médica e Medicina Comportamental assegura a aquisição de conhecimentos e competências estritamente necessários, nesta área, ao aluno de Medicina. Na sequência, esta UC visa aprofundar o treino teórico-prático e prático, num grupo lectivo reduzido. Potenciando capacidades de intervenção médica não estritamente farmacológica, a UC visa também fundamentar opções futuras de especialização. Aprofundam-se temas relacionados de outras UCs (Introdução à Prática Clínica, Fundamentos de Neurociências, Famílias-Saúde e Doença, Doente Idoso, Psiquiatria).
Caracterização geral
Código
11196
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Manuel Gonçalves Pereira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
§ Alder B., Abraham C., Van Teijlingen E., Porter M.: Psychology and Sociology applied to Medicine. An Illustrated Colour Text. 3rd edition. Churchill Livingstone, Elsevier, 2009.
§ Ayers S., de Visser R.: Psychology for Medicine and Healthcare. 2nd edition. Sage, 2018. ISBN: 9781473969285
§ Bates Guide to Physical Examination and History Taking. Lippincott & Wilkins. 13th edition, 2013.
§ Caldas de Almeida, J.M.: Intervenção psicoterapêutica em clínica geral. In Caldas de Almeida JM, Machado Nunes J, Carraça I, eds. Saúde Mental na Prática do Clínico Geral. Edições do Instituto de Clínica Geral da Zona Sul, Lisboa; 1994; p.113-120
§ Fadem, B.: Behavioral Science in Medicine. 2nd edition. Baltimore, Lippincott Williams & Wilkins, 2012. ISBN: 978-1-60913-664-2
§ Gonçalves-Pereira M. Toward a Family-Sensitive Practice in Dementia. In: Verdelho A, Gonçalves-Pereira M. (Eds.): Neuropsychiatric symptoms in cognitive impairment and dementia. Springer. 2017. ISBN: 978-3-319-39136-6 (Print); DOI: 10.1007/978-3-319-39138-0. pp: 349-368.
§ Miller, W. R., & Rollnick, S.: Motivational Interviewing: Preparing People for Change. New York, Guilford Press, 2002.
§ Mota Cardoso, R.: Competências clínicas de comunicação. Porto, Ed. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2012.
§ Wedding D., Stuber M.L.: Behavior & Medicine. 5th Edition. Hogrefe Publishing, 2010. ISBN 978-0-88937-375-4
Esta bibliografia poderá ser complementada com textos indicados no sumário de cada aula teórica.
Método de ensino
O programa lectivo inclui aulas teórico-práticas e práticas (clínicas e não clínicas). As aulas teórico-práticas e práticas não-clínicas são conduzidas, por vezes em parceria, por docentes com especializações diferentes, integrando perspectivas diferentes na aplicação dos conteúdos teóricos à discussão participada de casos. Envolvem: discussão de conteúdos teóricos, com trabalho sobre artigos/situações/vinhetas clínicas; discussão de vídeos; treino directo em aspectos de comunicação médica, com simulação, autoscopia e feedback. Nas aulas práticas clínicas (máximo 2 alunos por assistente), os alunos acompanham os assistentes na sua prática clínica.
Método de avaliação
A avaliação compreende avaliação contínua (atitudes e motivação, e.g. assiduidade, pontualidade, interesse, participação nas tarefas das aulas teórico-práticas e práticas; grau de conhecimento adquirido e competências demonstradas) e periódica (trabalho individual ou em grupo, a apresentar oralmente e por escrito no final do semestre). A aprovação implica um resultado de pelo menos 10 valores em cada um destes componentes. A nota final será calculada de acordo com a seguinte fórmula: 1/3xavaliação contínua+2/3xtrabalho final.
Conteúdo
1) Aprofundamento de conhecimentos sobre Psicologia e Sociologia em Medicina (e.g. estrutura e dinâmicas familiares, cuidados informais na doença crónica);
2) Aspectos psicológicos em quadros clínicos particulares (e.g. demências, doenças cérebro-vasculares, diabetes, neoplasias, asma, doenças dermatológicas, fadiga crónica, dor crónica, cólon irritável, síndrome pré-menstrual);
3) Avaliação psicológica e psicossocial na prática clínica (formas, indicações);
4) Introdução às psicoterapias. Intervenções familiares, psicodinâmicas e cognitivo-comportamentais (formas, indicações, papel do médico);
5) Bases psicoterapêuticas da prática clínica e aspectos avançados de comunicação em saúde e relação médico-doente. Situações específicas (e.g. consultas com famílias, crises);
6) Mudança comportamental e entrevista motivacional (teoria e prática de técnicas de mudança comportamental em saúde);
7) Exemplos básicos da Investigação em Medicina Comportamental e Psicoterapias.