Introdução à Sexologia Médica
Objetivos
A Sexologia é uma área integradora do conhecimento que abrange o estudo interdisciplinar da sexualidade.
O objetivo global da UC é fornecer aos alunos de Medicina uma formação que valorize os múltiplos aspetos da sexualidade humana, ajudando a preparar profissionais sensíveis à temática e mais habilitados a trabalhar na interdisciplinariedade para a promoção da saúde sexual.
Pretende-se que após a frequência da UC os alunos:
· Adquiram conhecimentos em: anatomia e desenvolvimento sexuais, perturbações da identidade de género, orientação sexual, parafilias, problemas relacionados com a violência e adição sexual, resposta sexual, disfunções sexuais masculinas e femininas, envelhecimento e sexualidade, saúde sexual e reprodutiva (contraceção, infeções sexualmente transmissíveis), sexualidade na doença crónica e deficiência, impacto de terapêuticas na sexualidade, aspetos éticos e legais em Sexologia.
· Desenvolvam competências para: lidar com problemas de índole sexual, realizar uma história sexual, fornecer informação sexual adequada, identificar problemas sexuais simples, efetuar uma referenciação eficaz para recursos especializados.
Caracterização geral
Código
11203
Créditos
3
Professor responsável
Prof.ª Doutora Fátima Serrano
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Basson R. Women's sexual dysfunction: revised and expanded definitions. CMAJ.2005 10;172(10):1327-33. http://www.hawaii.edu/hivandaids/Womens_Sexual_Dysfunction_Revised_And_Expanded_Definitions.pdf
Gonçalves-Pereira M, Sampaio D. Trabalho com famílias em psiquiatria geriátrica. Acta Médica Portuguesa, 2011; 24(S4): 819-826. http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2011-24/suplemento-4/819-826.pdf
Sexual Medicine - http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/(ISSN)2050-1161
Sexual Medicine. Sexual Dysfunctions in Men and Women. Montorsi, Basson, Adaikan et al eds, 2010. www.icud.info/PDFs/SEXUAL-MEDICINE-2010.pdf
The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder (5th ed) DSM5 American Psychiatric Association, 2013.
Wedding D, Stuber M.L. Behavior Medicine. 5th Ed. Hogrefe Publishing, 2010
Sexologia Médica 1º ed, 2014. Nuno M Pereira Coord. Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN: 978-972-757-607-4
Método de ensino
A UC ocupa 13 semanas e organiza-se em 10 módulos de aulas teóricas e 3 Workshops:
· Aulas teóricas: com carácter expositivo e debate dos temas essenciais da área da Sexologia. Cada módulo corresponde a 3 sessões de 50 minutos.
· Workshops: cada Workshop corresponde a 2 sessões de 90 minutos. Os alunos serão divididos em grupos de 4 elementos. Cada grupo apresentará uma exposição oral sob a forma de revisão bibliográfica de temas ou crítica de artigos científicos selecionados, relacionado com os temas da UC, seguido de discussão pelos alunos e por um painel de docentes. Visam favorecer a reflexão e assimilação de conteúdos fundamentais, assim como o aprofundar de alguns temas específicos. Todos os alunos deverão intervir no tema do seu grupo. A presença em pelo menos 2/3 dos Workshops é obrigatória.
Método de avaliação
Classificação final da disciplina: Avaliação Workshop (40%) + Avaliação teórica (60%)
· A avaliação do Workshop (0-20 valores), terá em conta parâmetros descritos na informação complementar.
· A avaliação teórica (0-20 valores) é realizada no final do semestre através de um exame no MedQuizz de escolha múltipla com 30 questões sobre os conteúdos lecionados (30 minutos de duração).
Para a aprovação na UC é obrigatória a classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação. A reprovação no Workshop inviabiliza a realização da prova teórica.
Conteúdo
História da sexualidade humana; Determinação e diferenciação sexual; Construção da identidade de Género; Papéis sexuais e orientação sexual; Imagem corporal e Sexualidade; Resposta sexual masculina e disfunções sexuais masculinas; Resposta sexual feminina e disfunções sexuais femininas; Mutilação Genital Feminina; Saúde sexual e reprodutiva (contraceção, infeções sexualmente transmissíveis, planeamento familiar e sexualidade, gravidez na adolescência); Disforias de género; Parafilias; Sexualidade e grupos específicos (adolescência, menopausa, doente crónico, deficiência, infertilidade, LGBT); Aconselhamento conjugal; Violência Sexual; Ética e sexologia médica.