Pediatria
Objetivos
Definidos em termos de produtos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) e que serão objeto de avaliação.
Diagnosticar, saber orientar e tratar as doenças e situações patológicas mais frequentes e graves em Pediatria do ambulatório e do internamento nomeadamente: patologia respiratória, neurológica, nefro-urológica, cardiovascular, metabólica, gastrointestinal, renal, hematológica, infecciosa, endocrinológica, perinatal, neonatal e patologia cirúrgica corrente.
Reconhecer e saber orientar situações de urgência/ emergência como choque, coma, traumatismos, emergências cirúrgicas, falência respiratória, desidratação.
Saber prescrever antibióticos e outros medicamentos, solutos orais e endovenosos.
Conhecer e saber utilizar as diferentes vias de administração de medicamentos: oral, endovenosa, intraóssea.
Conhecer e ter praticado procedimentos na área da reanimação pediátrica e neonatal.
Conhecer as bases dos cuidados paliativos pediátricos.
Saber preparar e apresentar um estudo em público e responder a questões
Caracterização geral
Código
11211
Créditos
8
Professor responsável
Prof.ª Doutora Catarina Limbert
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Os diapositivos das aulas são disponibilizados aos alunos no Moodle. Os diapositivos são um guia para o Professor dar a aula e não constituem, só por si, material de estudo. Os alunos devem ler os capítulos do principal livro de texto, o Tratado de Pediatria de JM Videira Amaral. Outras obras, indicadas abaixo, são aconselhadas para aprofundar alguns temas. Os Docentes podem ainda indicar artigos de interesse para o tema em estudo.
Tratado de Clínica Pediátrica. João M. Videira Amaral. Lisboa, 2013
Orientação Diagnóstica em Pediatria (JM Palminha, Em Carrilho). Lidel Lisboa, 2003.
Terapêutica Pediátrica em Ambulatório (MA Costa, MC Lemos, F. Durão, JM Palminha; Editora Lidel, 2ª Ed Lisboa, 2008.
Cirurgia Pediátrica José Luis Martins. Manole, 2007
Essential Pediatrics (David Hull, Derek I Johnston. Eds.). Churchill Livingstone. Edinburgh, 1999
Illustrated Textbook of Paediatrics (Tom Lissauer, Graham Clayden). Ed. Mosby. London, 2002
Nelson Textbook of Pediatrics (Richard E Behrman, Robert M Kliegman, Eds.). WB Saunders Company. Philadelphia, 2004
Paediatric Clinical Examination (Dennis Gill, Niall OBrien). Ed. Churchill Livingstone. Edinburgh, 2003
Manual of Neonatal Care (JP Cloherty, EC Eichenwald, AR Stark Lippincot Williams & Wilkins Philadelphia, 2004.
Pediatric Surgery Handbook ( download gratuito ) http://home.coqui.net/titolugo/handbook.htm
Método de ensino
Aulas teóricas em cada semestre haverá 42 aulas teóricas de 50 minutos, abrangendo a principal patologia pediátrica. Será oferecido aos Docentes a possibilidade de disponibilizarem aulas em sistema de e-learning caso entendam que o tempo é curto para a matéria que deve ser dada. Neste caso, o tempo destinado a cada especialidade será mantido e destinado a tirar dúvidas e a discutir problemas e casos clínicos.
Aulas teórico-práticas serão aplicadas sobretudo na área da Cardiologia Pediátrica a grupos de cerca de 10 a 12 alunos. É de admitir aulas semelhantes noutras áreas nomeadamente neonatologia.
Aulas práticas clínicas decorrerão das 9 às 13h em enfermaria ou em contexto de serviço de urgência/consulta.
Aulas práticas não clínicas aulas de simulação e técnicas a grupos de cerca de 7 a 8 alunos para revisão de situações clínicas com treino de técnicas e procedimentos.
Seminários o grupo de alunos afetos a um Assistente deve apresentar um trabalho original da sua escolha no final do período de estágio. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a comunicação livre no Congresso Nacional de Pediatria.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos é baseada na avaliação distribuída ao longo do período de estágio e num exame final. Cada uma destas formas de avaliação contribui para 50% do total e cada uma delas é eliminatória. Um aluno com classificação inferior a 9,5 na prática não poderá ir ao exame escrito. Um aluno com aprovação na prática e nota inferior a 9,5 no exame escrito também reprova.
Conteúdo
Os conteúdos das aulas teóricas abrangem a patologia corrente e as situações clínicas mais frequentes e mais graves da pediatria nomeadamente: Introdução à Patologia - conceitos; A prescrição em Pediatria; Simulação no ensino da Pediatria - Técnicas, Cenários e Debriefing; Infeções das vias aéreas superiores; Infeções das vias aéreas inferiores; Patologia do tracto gastrointestinal; Patologia hepatobiliar; gastroenterites agudas; Equilíbrio hídrico e electrolítico; Doença febril aguda; Febre sem foco; Síndrome febril prolongado; Doenças exantemáticas virais e bacterianas; Infeções bacterianas: pele, tecidos moles e osteoarticulares; sépsis, choque séptico, meningite, meningoencefalite; convulsões, cefaleias, epilepsia; bases embriológicas das cardiopatias congénitas; principais quadros fisiopatológicos das cardiopatias congénitas, arritmias e cardiopatias adquiridas em idade pediátrica; Hematúria/Síndroma nefrítico; Proteinúria /Síndroma nefrótico, infecção urinária; diabetes, patologia da supra renal, hipófise e tiróide; Princípios para o diagnóstico de doenças metabólicas; patologia respiratória neonatal, perturbações do crescimento intrauterino, infeções congénitas e perinatais; anemias, alterações da coagulação; DPN em urologia pediátrica, síndrome de junção pielo-ureteral, mega bexiga, refluxo vesicoureteral, complexo bexiga extrofia-epispádias, hipospádias; disfunções miccionais, bexiga e intestino neurogénicos, litíase urinária; obstrução esofágica, obstrução intestinal alta e obstrução funcional intestinal baixa; malformação anorectal; onfalocelo, gastrosquisis, hérnia diafragmática congénita, enterocolite necrosante; hérnia inguinal e hidrocelo, hérnia umbilical e da linha branca; fimose e parafimose; apendicite aguda; estenose hipertrófica do piloro; fendas lábio-alvéolo-palatinas; malformação das mãos e pés; cuidados paliativos pediátricos.