O laboratório nas doenças autoimunes

Objetivos

A)      No domínio dos conhecimentos: revisitar conceitos nucleares na área das doenças autoimunes:

1.       Definição, classificação, diagnóstico clínico.

2.       Conhecer os fatores de suscetibilidade das doenças autoimunes e os mecanismos fisiopatológicos subjacentes aos processos humorais e celulares.

3.       Conhecer os princípios gerais do diagnóstico laboratorial nas doenças autoimunes.

4.       Conhecer as técnicas mais frequentemente utilizadas no diagnóstico laboratorial destas doenças.

5.       Familiarizar-se com a contribuição do laboratório na monitorização terapêutica.

 

B)      No domínio das capacidades e desempenhos

 

1.       Ser capaz de escolher as metodologias diagnósticas mais sensíveis e específicas para a identificação das doenças autoimunes.

2.       Adquirir capacidade de executar algumas técnicas específicas na área das doenças auto-imunes.

3.       Identificar os padrões por imunofluorescência.

4.       Familiarizar-se com perícias de validação biopatológica e escolha de algoritmos de acompanhamento, enquadradas no contexto clínico.

Caracterização geral

Código

11226

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria José Rego de Sousa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

 

Para consulta:

 

  • “Atlas of HEp-2 patterns, 3rd Edition” – A.R. Bradwell, R.G. Hughes; ISBN 0704425955
  • “Atlas of Tissue Autoantibodies, 3rd Edition” - R.G. Hughes, M.J. Surmacz, A.R. Karim, A.R. Bradwell; ISBN 07044270IX
  • “Autoimmune Diagnostics”- Harald Renz; 2012 De Gruyter; ISBN 9-783110-228649
  • “The Autoimmune diseases, 4th Edition” - Noel R. Rose, Ian R. Mackay; ISBN 978-0-12-595961-2
  • “Autoantibodies 3rd Edition” – Y. Shoenfeld, P.L. Meroni, E. Gershwin; 2014 ELSEVIER, ISBN 978-0-444-56378-1
  • “Diagnostic Criteria in Autoimmune diseases” - Y. Shoenfeld, R. Cervera, E. Gershwin; ISBN 978-1-60327-427-2
  • Autoantigens and Autoantibodies: Diagnostic tools and Clues to understanding Autoimmunity” – K. Conrad, R.L. Humbel, M. Meurer, Y. Shoenfeld, E.M.Tan; 2000 PABST, ISBN 3-935357-08-7

Método de ensino

Esta UC destina-se ao 4º e 5º anos do MIM, aceita um número mínimo de 5 e máximo de 10 alunos, e tem uma carga total de 84 horas, divididas em 28 horas de contacto e 55 horas de estudo individual. As 28 horas de contacto incluem 3 horas teóricas, 13 horas de aulas teórico-práticas e 12 horas de aulas práticas. A UC decorre uma vez por semana, com uma duração de 3 h.

As aulas teóricas são aulas de caráter expositivo, com uma duração de 50 minutos cada.

As aulas teórico-práticas, que nesta UC se destinam à discussão de casos clínicos de interesse pedagógico-científico relevante, têm uma primeira parte expositiva e uma segunda parte interativa.

As aulas práticas destinam-se a grupos de dois alunos, acompanhados de 1 docente (ratio 1:2). São utilizados equipamentos e software especi´ficos desta área laboratorial; as aulas decorrem em regime supervisionado e estão integradas no trabalho assistencial laboratorial de rotina.

Método de avaliação

A avaliação da UC é efectuada através da elaboração e discussão pública de trabalho sobre tema atribuído pela regente, com base nos casos surgidos no trabalho laboratorial de rotina.

Conteúdo

De modo a atingir os objetivos acima referidos e a desenvolver as competências e desempenhos, os conteúdos programáticos desta UC distribuem-se por 3 grupos:

a)       Conhecimentos essenciais de autoimunidade, que incluem temas como:

Definição de autoimunidade e de doença autoimune.

Classificação das doenças autoimunes.

Fatores de suscetibilidade nas doenças autoimunes e a sua fisiopatologia.

 

b)      Procedimentos laboratoriais de diagnóstico em autoimunidade, tais como:

Autoanticorpos no diagnóstico e prognóstico das doenças autoimunes.

Padrões de imunofluorescência.

Utilização de algoritmos diagnósticos.  

c)       Discussão de casos clínicos reais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: