Rotação Laboratorial II
Objetivos
Os alunos devem saber planear e executar um conjunto conexo de tarefas experimentais relacionadas com a atividade de investigação do grupo onde são integrados para cada uma das duas ou três rotações que selecionam. Os alunos devem ainda aprender a apresentar, interpretar e discutir os resultados obtidos estabelecendo a sua relevância no contexto mais lato do projeto de investigação em que se integra cada uma das rotações.
Tipicamente, embora não obrigatoriamente, os alunos realizaram a sua tese de mestrado num dos laboratórios no qual efetuaram uma rotação. No seu conjunto estas UCs devem permitir que os estudantes efetuem uma escolha consciente e informada do projeto de investigação que conduzirá á elaboração da dissertação de mestrado.
Espera-se ainda que os alunos desenvolvam um conhecimento tão alargado quanto possível dos recursos e meios existentes no CEDOC/NMS|FCM e disponíveis para a realização do trabalho da sua tese de Mestrado.
Caracterização geral
Código
1091005
Créditos
6
Professor responsável
Paulo de Carvalho Pereira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Método de ensino
O ensino é estritamente baseado no ensino prático com acompanhamento tutorial em que o aluno realiza, no laboratório de acolhimento, um conjunto conexo de tarefas de investigação integradas num projeto de investigação mais lato.
Durante as rotações os responsáveis pelo grupo/laboratório/serviço designaram um tutor que será responsável pelo acompanhamento do estudante durante a rotação. O tutor interatuará regularmente com o regente da UC e com o coordenador do curso para reportar a evolução do estudante e eventuais obstáculos que possam surgir.
A avaliação é baseada na apreciação de um relatório fundamentado das tarefas e trabalhos desenvolvidos (60%) e na apresentação oral e discussão desse relatório, no contexto do projeto em que se insere (40%).
Método de avaliação
A avaliação é baseada em duas componentes: na apreciação de um relatório fundamentado das tarefas e trabalhos desenvolvidos e na apresentação oral e discussão desse relatório, no contexto do projeto em que se insere.
Conteúdo
No âmbito das rotações laboratoriais os alunos são integrados em pelo menos dois grupos de investigação diferentes, correspondendo cada um a um projeto de investigação específico e previamente aprovado pelo coordenador do curso.
Os alunos iniciam assim um programa de treino científico prático, executando tarefas experimentais que lhes são atribuídas. Os alunos devem ainda conhecer, com detalhe suficiente, o projeto de investigação específico no qual participam, no âmbito de cada uma das rotações, incluindo a hipótese que o sustenta, a abordagem experimental usada para a demonstrar, e os principais resultados obtidos através dessa abordagem. Espera-se ainda que o estudante conheça a literatura mais relevante na área científica do projeto e que tenha um conhecimento geral sobre projetos e atividades de investigação conexas, em curso no laboratório de acolhimento.