Mecanismos de Diferenciação, desenvolvimento e função neuronal

Objetivos

Aquisição de conceitos básicos de neurobiologia molecular, nomeadamente aprender quais os mecanismos moleculares responsáveis por processos desde a especificação neuronal, até ao desenvolvimento de neurónios maduros e funcionais. Além dos conhecimentos formais, os alunos devem ainda ficar familiarizados com as principais abordagens experimentais utilizadas nestas áreas de modo a responder a perguntas científicas relevantes. Nas aulas teóricas os alunos serão expostos a seminários lecionados por especialistas em cada área. Terão também que ler artigos científicos relevantes e tentar extrair a informação aprendida previamente. Os alunos serão depois desafiados a apresentar artigos científicos aos seus colegas e a discuti-los de um modo crítico, apresentado “pontos fortes e fracos” dos artigos, as metodologias utilizadas e conclusões alternativas. No final do módulo, os alunos deverão ser capazes de integrar a informação adquirida e conceber um miniprojeto, que utilize conceitos e técnicas aprendidas durante a UC.

Caracterização geral

Código

1091009

Créditos

5

Professor responsável

Rita Teodoro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Serão fornecidos pelos participantes e convidados bibliometria ou outro tipo de informação adequado. Sempre que aplicável, a bibliografia consistirá de artigos científicos disponíveis na internet em bases de dados apropriadas. Procurará, em cada edição do curso, fornecer-se a informação científica mais recente. Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo (“blackboard “virtual).

Método de ensino

A metodologia de ensino será baseada numa combinação de seminários de investigação workshops, apresentação de “journal clubs”, associados a aulas práticas, sempre que possível. O ensino será centrado nos estudantes, com o objetivo de tornar os estudantes independentes e capazes de desenharem e desenvolverem um projeto científico na área da UC. Tipicamente os cursos avançados opcionais envolverão uma componente mais teórica (seminários) e uma componente mais prática baseada no trabalho do estudante. A avaliação será baseada na apresentação e discussão do trabalho do estudante, participação ao longo da UC, e num documento escrito que permita aferir a aplicação de conhecimentos a situações concretas de investigação na área do curso.

Método de avaliação

i. A avaliação dos alunos é composta por uma avaliação contínua (20%, 4 valores), avaliação da apresentação de jornal clubs (30%, 6 valores) e uma avaliação final baseada na avaliação de uma proposta de projeto (apresentação oral – 25%, 5 valores; e avaliação da proposta escrita – 25%, 5 valores)

ii. A avaliação contínua vai ser realizada ao longo das aulas:

a. Pensamento crítico – Demonstração de capacidade de raciocínio e crítica durante apresentações e discussões.

b. Conhecimentos – demonstração da aquisição de conhecimentos quando questionado pelos docentes.

c. Participação – Papel ativo na promoção de debate e discussão durante as aulas (e.g. através da colocação de questões pertinentes).

iii. Proposta de projeto:

a. É pedido aos alunos para desenvolverem uma proposta de projeto em 2 páginas (exceto referências) com a seguinte estrutura:

i. Background

ii. Hypothesis and aims

iii. Experimental Plan

b. A proposta tem que ser redigida em Língua Inglesa. A fonte a ser utilizada é Arial 11pt, linhas de um espaço e 1 cm de margens no mínimo). O projeto pode ser acompanhado por uma página adicional com figuras.

Conteúdo

Os estudantes devem adquirir conhecimentos e conceitos básicos nos seguintes tópicos na área de mecanismos básicos neurociência molecular: Especificação de neuroblasto a neurónio; Migração e “pathfinding” neuronal; Sinaptogenese; Mecanismos de crescimento e manutenção neuronal; Comunicação neuronal; Plasticidade sináptica; Glia no sistema nervoso; Neurodegeneração e neuro regeneração.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: