Da função à disfunção em circuitos neuronais e comportamento
Objetivos
O período atual de desenvolvimento das neurociências e um dos mais estimulantes deste campo, em grande medida em resultado do cruzamento de avanços tecnológicos noutras áreas do conhecimento, e do seu aproveitamento em favor da tentativa de responder as grandes questões que se colocam quanto a função e disfunção do sistema nervoso. No âmbito da medicina, apesar dos avanços formidáveis verificados noutras áreas, as doenças neuropsiquiátricas permanecem como um dos maiores mistérios e desafios. Persiste no entanto a esperança de que os avanços em neurociência, nomeadamente no estudo integrativo de sistemas funcionais, permitam avanços também na compreensão e tratamento dos síndromes clínicos mais complexos que envolvem o cérebro. O objetivo principal desta unidade curricular e o ensino dos aspetos fundamentais da neurociência de sistemas que permitam uma visão integrada do sistema nervoso central, com particular foco em conceitos essenciais ao estudo dos principais quadros clínicos neuropsiquiátricos. Irão ser considerados tanto o caminho que foi traçado até ao presente nestas áreas de conhecimento, como as perspetivas de desenvolvimento para o futuro.
Caracterização geral
Código
1091015
Créditos
5
Professor responsável
Albino Maia
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Conhecimentos de biologia celular.
A presença às aulas, teóricas e práticas, é obrigatória para admissão a avaliação, havendo lugar ao registo da assiduidade, exigindo-se uma frequência mínima de 2/3 da carga horária (horas de contacto).
Não existe um regime supletivo para os alunos sem os mínimos de assiduidade, pelo que os alunos que não tenham a assiduidade mínima exigida ficam reprovados à UC no presente ano letivo.
Bibliografia
Principles of Neurobiology, Liquin Luo (1st edition), 2016, Garland Science.
Neuroscience, Dale Purves and others (5th edition), 2012, Sinauer Associates, Inc.
Serão ainda fornecidos pelos docentes participantes e convidados bibliometria recente, sempre que possível na forma de artigos científicos disponíveis na internet em bases de dados apropriadas.
Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo blackboard virtual
Método de ensino
A UC irá envolver uma componente mais teórica, incluindo aulas teóricas e seminários de investigação. Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos ao trajeto histórico e estado da arte do conhecimento para cada um dos temas tratados, com foco mais detalhado sobre os desenvolvimentos científicos mais recentes. No âmbito de cada tema, os alunos serão também expostos a seminários, sempre que possível conduzidos por investigadores especialistas nessa área, permitindo o contacto detalhado com projetos específicos, recentes ou ainda em curso.
A componente prática será baseada em oficinas de trabalho, com discussão de artigos científicos e de propostas de investigação. Assim, os alunos serão desafiados a apresentar artigos científicos aos seus colegas e a discuti-los de um modo crítico. Com os conhecimentos e competências adquiridos, devem ainda desenhar e apresentar um protocolo de investigação relacionado com um dos temas das aulas teóricas. Nas aulas teórico-práticas os alunos serão divididos em 2 grupos, com 1 docente por cada grupo a orientar os trabalhos que têm de apresentar e a sua discussão.
Método de avaliação
Distribuída ao longo do semestre/ano letivo, sem avaliação final (exame): prestação nas apresentações em aulas teórico-práticas (50%); avaliação do formato escrito do protocolo de investigação proposto (50%)
Conteúdo
- observar e medir a atividade de populações de neurónios no cérebro de animais acordados e movimentando-se livremente;
- manipular experimentalmente a função e atividade de populações neuronais específicas em animais acordados e medir os resultados comportamentais destas manipulações;
- medir a estrutura e atividade do cérebro, incluindo na espécie humana, utilizando técnicas de imagem;
- induzir correntes elétricas em pontos focais do sistema nervoso, incluindo de forma não invasiva e na espécie humana, por vezes com intuito terapêutico.
Os estudantes devem adquirir conhecimentos envolvendo estas e outras metodologias da neurociência de sistemas, focadas sobre os seguintes temas e as suas implicações de âmbito clínico:
- sensação e perceção;
- controle do movimento e neurobiologia da ação;
- sistemas reguladores no cérebro: sono, alimentação e comportamento sexual;
- neurobiologia das emoções e recompensa;
- aprendizagem e memória;
- neurobiologia da tomada de decisão.