Integração do Metabolismo e Nutrição

Objectivos

Pretende-se que os estudantes compreendam o metabolismo duma forma integrada, global. A relação da alimentação com a prevenção da doença, em particular da doença metabólica, não deverá ser compreendida meramente na esfera dos achados epidemiológicos, mas sustentadas na evidência de relação com os mecanismos de doença. Pretende-se que o estudante seja capaz de compreender: (a) a integração do metabolismo; (b) os mecanismos responsáveis pela sua regulação e a sua relação com a doença; (c) o metabolismo à luz da cronobiologia; (d) o papel da dieta na regulação epigenética e (e) o papel da dieta na modulação do microbiota e na correção da disbiose.

Caracterização geral

Código

44001

Créditos

5.5

Professor responsável

Profª Doutora Conceição Calhau

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·        Gropper S.S., Smith J.L., Groff J.L. Advanced Nutrition and Human Metabolism. 5th. ed. Wadsworth, Cengage Learning, 2009.

·        Frayn KN. Regulação metabólica. 3rd ed. U. Porto Editorial. Porto. 2012

Método de ensino

As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O exame final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.

 O ensino teórico proporciona a aquisição e aplicação teórica de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a motivação necessária ao cumprimento dos objetivos pedagógicos da unidade curricular. A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.

Método de avaliação

Aulas Teóricas de carácter expositivo visando os conteúdos da unidade curricular. Apresentação de casos e resolução de problemas.

A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: Discussão de casos clínicos/jornal club (50 %); Exame (50 %).

Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores em cada um dos elementos de avaliação.

Conteúdo

1. Integração do Metabolismo dos Glicídeos, Lipídeos e Protídeos
2. Mecanismos Celulares Envolvidos na Regulação Metabólica
3. Sistema Nervoso e Metabolismo
4. Cronobiologia, Metabolismo e Nutrição
5. Regulação Epigenética
6. Microbiota

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: