Nutrição no Ciclo de Vida

Objetivos

Conhecer os constituintes dos alimentos, nutrientes e não nutrientes, as suas funções e o seu metabolismo;

a)      Conhecer e aplicar as recomendações nutricionais e energéticas de referência;

b)     Conhecer e compreender as necessidades energéticas e de nutrimentos nas diferentes fases do ciclo vital;

c)      Reconhecer o nutricionista como o profissional de saúde a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional.

Caracterização geral

Código

44003

Créditos

5.5

Professor responsável

Profª Doutora Diana Teixeira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·        Mahan L. Kathleen 340; Krausec2b4s food and the nutrition care process. ISBN: 978-1-4377-2233-8

·        Whitney E and Rolfes SR. Understanding Nutrition 12 ed. Belmont, Wadsworth, 2008

·        Sizer, F., Whitney, E; Nutrition, Concepts and Controversies. 12th. ed. Wadsworth, Cengage Learning; 2008.

·        Gropper S.S., Smith J.L., Groff J.L. Advanced Nutrition and Human Metabolism. 5th. ed. Wadsworth, Cengage Learning, 2009.

Método de ensino

As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O exame final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.

O ensino teórico proporciona a aquisição e aplicação teórica de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a motivação necessária ao cumprimento dos objetivos pedagógicos da unidade curricular. A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.

Método de avaliação

Aulas teóricas (aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos)

 A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: Exame (100 %). Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores no exame final.

Conteúdo

1. Conceitos gerais. Funções dos macro e micronutrientes.

2. Energia e nutrientes
2.1 Energia
2.2 Glícidos
2.3 Fibra
2.4 Proteína
2.5 Gordura
2.6 Álcool etílico e outros álcoois
2.7 Minerais e vitaminas
2.8 Água
2.9. Fitoquímicos

3. Necessidades e Recomendações Nutricionais no Ciclo de Vida
3.1 Grávidas e Aleitantes
3.2 Crianças e Adolescentes
3.3 Adultos
3.4 Idosos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: