Nutrição na Fisiopatologia
Objetivos
a) Compreender a fisiopatologia das doenças abordadas nesta unidade curricular;
b) Reconhecer a importância dos hábitos alimentares na fisiopatologia das doenças crónicas metabólicas não transmissíveis;
c) Reconhecer a importância da terapêutica nutricional/dietética no tratamento e/ou prevenção das doenças crónicas metabólicas não transmissíveis;
d) Avaliar o estado nutricional na saúde e na doença, através da aplicação e interpretação de parâmetros antropométricos, de dados bioquímicos e de questionários alimentares;
e) Conhecer e aplicar as recomendações nutricionais através da elaboração de protocolos de intervenção dietética adequados às diferentes doenças;
f) Estabelecer orientações nutricionais e dietéticas adequadas a diferentes doenças crónicas.
Caracterização geral
Código
44004
Créditos
8
Professor responsável
Profª Doutora Diana Teixeira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
· Duarte, A. C.G. Avaliação Nutricional Aspectos Clínicos e Laboratoriais. São Paulo: Editora Atheneu, 2007. Garrow, J.S., James, W.P.T.; Ralph, A. Human Nutrition and Dietétics. 10th. ed.: Churchill Livingstone, 2000.
· Gropper S.S., Smith J.L., Groff J.L. Advanced Nutrition and Human Metabolism. 5 th. ed. Wadsworth, Cengage Learning, 2009.
· Mahan, Kathleen L.; Escott-Stump, Sylvia. Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª Ed. U.S.A.: Roca, 2008.
· Nelms, M., Sucher, K., Long, S. Nutrition Therapy and Pathophysiology. U.S.A: Thomson Brooks/Cole, 2007.
· Rolfes, Sharon Rady; Pinna, Kathryn; Whitney, Ellie. Understanding Normal and Clinical Nutrition. Wadsworth. International Cengage Learning; 2009.
Método de ensino
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. As aulas teórico-práticas proporcionam o esclarecimento de dúvidas e a discussão em grupos mais pequenos de alunos dos aspetos mais importantes dos conteúdos. Além disso, os trabalhos realizados nas aulas teórico-práticas possibilitam a aplicação dos conteúdos teóricos. Os trabalhos em grupo permitem a discussão detalhada dos temas apresentados em pequenos grupos e servem também para aferir a forma como os alunos estão a aprender os conhecimentos lecionados. A avaliação contínua nas aulas teórico-práticas, contextualizada nos conteúdos programáticos dados nas aulas teóricas, encoraja os alunos ao estudo contínuo durante o período letivo. O exame final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e teórico-práticas.
Método de avaliação
Aulas teóricas (aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos)
Aulas teórico-práticas (integram uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos)
A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: discussão de casos clínicos (50 %); exame (50 %). Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores em cada um dos elementos de avaliação.
Conteúdo
- Doenças do comportamento alimentar
- Obesidade; obesidade infantil e juvenil
- Diabetes mellitus
- Doenças cardiovasculares
- Dislipidémias
- Hipertensão arterial
- Hiperuricemia e Gota
- Doenças Gastrointestinais (Esófago; Estômago; Intestino; Fígado; Vesícula Biliar; Pâncreas Exócrino)
- Doenças renais