Diagnóstico Nutricional e Interpretação de Análises Clínicas
Objetivos
a) Proporcionar conhecimentos necessários para a avaliação do estado nutricional de indivíduos e populações;
b) Desenvolver capacidades de análise e interpretação de dados obtidos pelas metodologias e identificação de soluções de intervenção;
c) Desenvolver competências técnicas na aplicação de métodos de avaliação da ingestão alimentar, antropométricos e na aplicação de ferramentas de rastreio de alterações do estado nutricional;
d) Desenvolver capacidades de planificação, implementação e avaliação de programas de avaliação nutricional.
Caracterização geral
Código
44005
Créditos
5.5
Professor responsável
Profª Doutora Diana Teixeira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
· Gibson RS. Principles of Nutritional Assessment. 2nd Edition. Oxford University Press. New York 2005.
· Wallach J. Interpretation of Diagnostic Tests. 8th Edition.
· Heymsfield SB, Lohman TG, Wang Z, Going SB. Human Body Composition. 2nd Edition.
· Arthur D. Stewart 070; International standards for anthropometric assessment. ISBN: 0-620-36207-3
· Lee Robert D.; Nutritional assessment. ISBN: 978-007-132636-0
Método de ensino
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. As aulas teórico-práticas estimulam a aprendizagem e o treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas.
As aulas teórico-práticas proporcionam o esclarecimento de dúvidas e a discussão em grupos mais pequenos de alunos dos aspetos mais importantes dos conteúdos. Além disso, os trabalhos realizados nas aulas teórico-práticas possibilitam a aplicação dos conteúdos teóricos. Os trabalhos em grupo permitem a discussão detalhada dos temas apresentados em pequenos grupos e servem também para aferir a forma como os alunos estão a aprender os conhecimentos lecionados. A avaliação contínua nas aulas teórico-práticas, contextualizada nos conteúdos programáticos dados nas aulas teóricas, encoraja os alunos ao estudo contínuo durante o período letivo. O exame final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e teórico-práticas.
Método de avaliação
Aulas teóricas (aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos).
Aulas teórico-práticas: treino de antropometria; apresentação e discussão de casos clínicos.
A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: estudo de caso (50 %); exame (50 %). Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores em cada um dos elementos de avaliação.
Conteúdo
1. Conceitos básicos em Avaliação Nutricional
2. Diagnóstico nutricional rastreio e avaliação nutricional
3. Avaliação Bioquímica
4. Interpretação de Análises Clínicas
5. Avaliação do Estado de Hidratação
6. Avaliação da Composição Corporal
6.1 Antropometria
6.2 Avaliação e estimação: Peso, Altura, Circunferências, Pregas cutâneas
6.3 Teoria e Métodos da Composição Corporal