Leitura Critica da Literatura Científica nas Ciências da Nutrição

Objectivos

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de compreender as diferentes etapas que a leitura crítica envolve. Deverão ser capazes de:

a) considerar e avaliar cuidadosamente o texto a rever;

b) identificar os seus pontos fortes e as suas implicações;

c) identificar os seus pontos fracos e as suas falhas;

d) decidir como é que a sua interpretação se enquadra no contexto geral (à luz da evidência apresentada noutros livros e artigos sobre o mesmo tópico).

Caracterização geral

Código

44006

Créditos

5.5

Professor responsável

Profª Doutora Cláudia Marques

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·        Allen, M. (2004). Smart thinking: Skills for critical understanding and writing. (2nd ed.). Melbourne, Australia: Oxford UP.

·        Flage, D. (2003). The art of questioning: An introduction to critical thinking. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.

·        Groarke, L. A. & Tindale, C. W. (2004). Good reasoning matters! A constructive approach to critical thinking (3rd ed.). Don Mills, Canada: Oxford University Press.

·        Metcalfe, M. (2006). Reading critically at university. London, England: Sage.

Método de ensino

As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espirito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O trabalho final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.

 A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.

Método de avaliação

Serão desenvolvidas várias atividades científico-pedagógicas para consolidação das competências dos estudantes como a realização de sessões de debate e sessões reflexivas de aprendizagem que acompanham a leitura crítica de artigos científicos.

 

A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: trabalho final - revisão de um artigo científico na perspetiva do revisor (100 %). Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 – 20) valores.

Conteúdo

1. Leitura Crítica

O que é a Leitura Crítica?

Porque é necessária?

 

2. Estratégias para a Leitura Crítica

Quem é o autor/fonte? O autor/fonte é credível? Quais são os objetivos do autor?

A informação é relevante para o contexto?

Quais são as conclusões dos autores?

Os autores apresentam suporte adequado para as suas conclusões?

Que questões está o autor a tentar dar resposta?

Quais são os pressupostos subjacentes do autor? Esses pressupostos estão corretos?

 

 3. Casos Práticos

Aplicar a Leitura Crítica à Literatura Atual

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: